quinta-feira, 16 de março de 2017

Sereno é o nome do 10º neto de Gilberto Gil

Imagem: Reprodução/Instagram


O Gilberto Gil é um avô nota 10! O seu décimo neto é filho de Bem Gil e sua esposa Ana Cláudia Lomelino. O casal já tem um filho chamado Dom, de 5 anos.  

Inclusive, Gilberto Gil divulgou em sua página no facebook, trechos de uma música inédita feita em parceria com o filho Bem Gil em homenagem ao 10º neto do artista, Sereno. Ele já tinha feito uma composição exclusiva para a bisneta – a primeira neta de Preta Gil – que se chama Sol de Maria.

A família Gil tem uma tendência interessante a nomes exóticos.

Gilberto Gil comemorou o nascimento de seu décimo neto, Sereno, filho de Bem Gil com a cantora Ana Cláudia Lomelino. "Chegou o décimo neto. Bem-vindo ao mundo e à família Gil, Sereno! E já tem composição em parceria com Bem Gil pra ele. #FamíliaGil", escreveu no seu Instagram.

O cantor publicou uma foto do bebê no colo do seu outro neto Bento.  Serena/o deriva do latim serenus que significa "claro, tranquilo, sereno". Edmund Spenser também usou o nome em seu poema "A rainha das fadas" (1590).

Que Sereno é um singelo nome, não podemos negar, e expressa a essência que os pais quiseram imprimir ao pequeno. No Brasil, Sereno é impopular, enquanto a versão feminina, Serena, tem sido mais vislumbrado nos últimos tempos.

De acordo com dados do IBGE, Nomes no Brasil (Censo 2010), Sereno foi o nome dado a apenas 135 pessoas ao longo de todo o período da pesquisa, sendo que 67 deles são gaúchos. Todos os Serenos que constam nos dados do IBGE nasceram entre 1940 e 1960.

Embora não haja nenhum sinal de Sereno nos rankings da Arpen/SP de 2014 ou de 2016, na lista de 2015 tem apenas 1 Sereno constando. Ou seja, o Sereno da família Gil não é bem o primeiro bebê a nascer em tempos hodiernos. Mas é raro, ousado, até mesmo meio arriscado.

Serena ainda é raro, mas é pelo menos um pouquinho mais usado: Vem crescendo timidamente ano após ano, constando com 59 registros (2014), 63 registros (2015) e 71 registros (2016).

Os filhos de Gilberto Gil são Nara, Marília, Preta Maria, Pedro, Maria, Bem, Isabela (Bela) e José. Os netos são Francisco, Bento, Flor, Lucas, Pedro, Gabriel, João, Dom, Nino, e agora, o décimo, Sereno. Além desses, tem a bisneta Sol de Maria, a primeira neta de Preta Gil. 




Fonte: Facebook / Instragram  




Leia Mais: 

A Extensa Família de Gilberto Gil 
Divulgado o nome do bebê da Bela Gil: Nino 
Filhos dos Famosos nascidos em 2015




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário