sábado, 18 de março de 2017

Veruska & Verushka

.

Veruska é um nome feminino usado em croata, checo, eslovaco e eventualmente em português. A grafia nessas línguas eslavas é Veruška, se tratando de uma alteração de escrita de Verushka, comparado também à Veruša (provavelmente se pronuncia Verusha) ou Verusya.

Verushka, por sua vez, é um diminutivo russo de Vera, que tem uma dupla possibilidade de significado. A primeira é que seja originado do latim “verus”, ou seja, “verdadeiro”, e a segunda que derive de um termo russo que significa “”. Como Veruska deriva diretamente de um diminutivo russo de Vera, é suposto dizer que “” é o significado mais adequado.

Há ainda uma terceira versão, onde Vera derivaria do albanês “vere”, ou seja, “verão”. Enfim, “verdadeiro”, “fé” ou “verão” são três ótimos significados.

Variantes: Vjera (sérvio), Vjera (croata)

Diminutivos: Verochka, Verusha (russo), Veer, Veerke (holandês), Verica (sérvio), Verica (croata)
Outras línguas: Vera (Checo), Veera (finlandês), Veer, Veerke (Limburguês), Wera (polonês), Vira (ucranianos).

É possível que esse nome tenha chegado ao uso de brasileiras por meio da mídia internacional, em forma de filmes, novelas ou livros. Não encontrei uma grande referência que aponte isso, mas sabemos que existiu um filme na década de 70, “Veruschka: Poetry of a Woman”, sobre a atriz alemã Verushka von Lehndorff.

Veruska sempre foi um nome muito raro no Brasil. No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), ele tem apenas 1.258 pessoas representando, durante todo o período da pesquisa, até a data do Censo. O estado de destaque – quem diria! – é a Paraíba, e a maioria das moças com esse nome nasceu na década de 70. Segundo o IBGE, nascidas entre 2000 e 2010, são apenas 51 mulheres chamadas Veruska.

Outras grafias desse nome registradas no banco de dados do IBGE é Verusca, uma forma aportuguesada que tem 1.925 pessoas;

Hoje em dia, é um nome que não se encontra em bebês e crianças, se tomarmos por base nossa experiência em fóruns de escolha de nomes, ou mesmo nas três últimas listas da Arpen/SP (São Paulo, 2014, 2015 e 2016). Nenhum registro de Veruska ou outra grafia semelhante foi encontrado.

Com uma sonoridade marcante e uma terminação incomum entre os mais populares nomes brasileiros, Veruska é uma ótima alternativa para quem procura nomes raros, originais e exclusivos. 

Referências:

Veruska Pieroni, uma cantora italiana;
Veruschka, nome artístico de Vera Gottliebe Anna von Lehndorff-Steinort, top model e atriz alemã.
Veruska Donato é uma repórter, jornalista e apresentadora brasileira.
Veruska Ramírez é uma modelo venezuelana.




.

39 comentários:

  1. Amei saber sobre a origem do meu nome.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou WERUSKA com W. E sou sim, muito verdadeira e tenho muita fé

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Veruska! Sou de 1982 e minha mãe colocou esse nome por causa da modelo. Na infância detestava e sempre erravam meu nome. Depois fui vendo que ele é uma extensão da minha personalidade, verdadeira, forte e com muita fé! Parabéns a nós que somos exclusivas. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que interessante, igualzinha a mim. Minha mãe colocou por causa de uma modelo também e quando era pequena não gostava mas hj aprendi a gosta. E de fato tb parece com minha personalidade, sou muito verdadeira e católica.

      Excluir
    2. Minha irmã é de 1982 e eu sou de 1988

      Excluir
  4. Sou Veruska, nasci em 1977. Hoje amo meu nome, na infância era piada, kkkk. Sou Veruska Rafaela, combinação perfeita. Odeio quando me chamam de Vanessa, Valesca, Gerusa, Gerusca, mas já acostumei. Quem me conhece, nunca me esquece nem que seja pelo nome diferente. Saudações meninas lindas e Veruskas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk isso mesmo ( Gerusa, Gerusca) kkkk
      Sou Verusca, nasci em setembro de 1970. Não gostava do meu nome. Sempre quando a professora fazia a chamada que falava : Verusca!! Eu me escondia, parecia que ela tava chamando uma Sra kkkk
      Quando descobri o significado em 1990 foi que comecei a gostar do meu nome.

      Excluir
  5. Sou uma Veruska de 1983, minha mãe morava no nordeste e conheceu uma menina com esse nome, guardou até ter sua primeira filha. Amo meu nome!

    ResponderExcluir
  6. Olá mim chamo veruschka quem escolheu meu nome foi meu padrinho antes não gostava muito mas agora amo meu nome as vezes as pessoas não sabem chamar mim chamam de gerusa nas já mim acostumei bjss pra todas as veruschka sou de agosto 1987.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é a veruschka verdadeira , pois a minha escrita do nome é igual a sua .

      Excluir
  7. Eu sou Verusca silvane, nasci em 1978, e adorei saber a origem do meu nome... Sou verdadeira e tenho muita fé.😘🙌

    ResponderExcluir
  8. Eu sou Weruska Wandressa, nasci em 27/08/1985,hoje amo o meu nome, sou a única da minha cidade com esse nome, tenho muito orgulho .

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Weruska nascida em 2004

    ResponderExcluir
  10. Sou Veruscka nascida em 1970 em São Paulo, atualmente moro no Espírito Santo. Sou verdadeira e tenho muita fé.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Veruska de 1977 Não sabia o significado do meu nome e ameiii

    ResponderExcluir
  12. Também me chamo verusca,e não gostava do meu nome na infância,mas adulta descobri muitos significados ,um que me impactou foi de saber a mulher q enxugou o rosto de Jesus se chamava ,segundo internet

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Weruska Patricia. Nasci em 1976. No Piauí. Só passei a gostar mais do meu nome por volta dos 25 anos. Agora sabendo do significado passei a amar mais ainda.

    ResponderExcluir
  14. Sou Veruska Rachel, nascisa em 1971, amo meu nome. Sou forte e rara como.

    ResponderExcluir
  15. Sou Veruska, nascida em 1983.
    Amo o meu nome... não gosto de nada muito comum.
    O significado tem muito haver comigo, sou sincera e tenho muita fé.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou marcella veruska amo meu nome e coloquei na minha filha Lara Veruska eu nasci em 1981 e minha filha 2018

    ResponderExcluir
  17. Sou Verusca de 1984 , me identifiquei com cada comentário, realmente o nome tem muito haver com nossa personalidade.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou veruschka del 1987 de ccs Venezuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu nome é verdade , escrita correta , o meu tbm se escreve assim.

      Excluir
  19. sou Veruska Karen nascida em 1981 .amo meu nome

    ResponderExcluir
  20. Sou Veruska também, nasci em maio de 1975 em Campinas interior de São Paulo. Amei saber o significado 😍

    ResponderExcluir
  21. Sou Veruska de 1983, nome escolhido por minha mãe qdo trabalhava em uma casa de família. Sou exatamente o q o nome representa e amo!

    ResponderExcluir
  22. Me chamo Veruschka também! Amoo muito o meu nome! Sempre amei! Acho forte, chique, enfim, lindo! Sou de 1971.

    ResponderExcluir
  23. Sou Veruska e meu pai encontrou e gostou desse nome em um romance polonês chamado “O arco íris”. Sou de 1970 e durante minha infância e adolescência sentia o quanto as pessoas estranhavam meu nome. Mas sempre gostei de perceber que meu nome era raro entre nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou uma veruska de 1974 🥰

    ResponderExcluir