sábado, 18 de março de 2017

Veruska & Verushka

.

Veruska é um nome feminino usado em croata, checo, eslovaco e eventualmente em português. A grafia nessas línguas eslavas é Veruška, se tratando de uma alteração de escrita de Verushka, comparado também à Veruša (provavelmente se pronuncia Verusha) ou Verusya.

Verushka, por sua vez, é um diminutivo russo de Vera, que tem uma dupla possibilidade de significado. A primeira é que seja originado do latim “verus”, ou seja, “verdadeiro”, e a segunda que derive de um termo russo que significa “”. Como Veruska deriva diretamente de um diminutivo russo de Vera, é suposto dizer que “” é o significado mais adequado.

Há ainda uma terceira versão, onde Vera derivaria do albanês “vere”, ou seja, “verão”. Enfim, “verdadeiro”, “fé” ou “verão” são três ótimos significados.

Variantes: Vjera (sérvio), Vjera (croata)

Diminutivos: Verochka, Verusha (russo), Veer, Veerke (holandês), Verica (sérvio), Verica (croata)
Outras línguas: Vera (Checo), Veera (finlandês), Veer, Veerke (Limburguês), Wera (polonês), Vira (ucranianos).

É possível que esse nome tenha chegado ao uso de brasileiras por meio da mídia internacional, em forma de filmes, novelas ou livros. Não encontrei uma grande referência que aponte isso, mas sabemos que existiu um filme na década de 70, “Veruschka: Poetry of a Woman”, sobre a atriz alemã Verushka von Lehndorff.

Veruska sempre foi um nome muito raro no Brasil. No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), ele tem apenas 1.258 pessoas representando, durante todo o período da pesquisa, até a data do Censo. O estado de destaque – quem diria! – é a Paraíba, e a maioria das moças com esse nome nasceu na década de 70. Segundo o IBGE, nascidas entre 2000 e 2010, são apenas 51 mulheres chamadas Veruska.

Outras grafias desse nome registradas no banco de dados do IBGE é Verusca, uma forma aportuguesada que tem 1.925 pessoas;

Hoje em dia, é um nome que não se encontra em bebês e crianças, se tomarmos por base nossa experiência em fóruns de escolha de nomes, ou mesmo nas três últimas listas da Arpen/SP (São Paulo, 2014, 2015 e 2016). Nenhum registro de Veruska ou outra grafia semelhante foi encontrado.

Com uma sonoridade marcante e uma terminação incomum entre os mais populares nomes brasileiros, Veruska é uma ótima alternativa para quem procura nomes raros, originais e exclusivos. 

Referências:

Veruska Pieroni, uma cantora italiana;
Veruschka, nome artístico de Vera Gottliebe Anna von Lehndorff-Steinort, top model e atriz alemã.
Veruska Donato é uma repórter, jornalista e apresentadora brasileira.
Veruska Ramírez é uma modelo venezuelana.




.