sexta-feira, 17 de março de 2017

Zana

.


Žana , nessa grafia, é um nome feminino esloveno e croata, sendo a forma do nome Gianna nessas línguas. Gianna seria uma das inúmeras formas femininas de João, derivado do hebraico, que significa “Deus é gracioso”. Entretanto, no Behind The Name, são várias as submissões do nome Zana, nessa grafia:

1)      Zana seria um nome curdo masculino derivado de Zanyar que significa “Erudito, sábio, astuto”. Alguns sites dizem que ele é unissex, usado para homens e mulheres entre os curdos;

2)      Zana seria derivado da palavra albanesa zanë, que significa “fada”;

3)      Zana seria um nome feminino persa que significaria possivelmente “mulher”;

4)      Zana seria uma forma diminutiva de Suzana, que significa “lírio”.

Zana (em romeno Zână ou d̦ână) é no folclore romeno o equivalente às Graças da mitologia grega ou à Fada madrinha. Elas são o oposto de monstros como o Muma Pădurii. Residem principalmente nos bosques e sua aparição é considerada positiva. Estes seres também podem ser considerados o equivalente romeno às fadas ou aos elfos. Podem ser relacionados também com o anjo da guarda, ajudando crianças e pessoas boas perdidas em bosques. A palavra d̦ână provém do nome da deusa romana Diana, que é possuidora da beleza e a concede. A palavra moderna zână também é usada em romeno para se referir a uma garota atraente, embora não seja considerada a forma mais elegante de se fazer (Wikipédia).

Há uma famosa portadora, a atriz da Bosnia, Zana Marjanović. Na Bósnia e Herzegovina, o nome Zana está no último ranking divulgado na 74ª posição, enquanto na Eslovênia está na 35ª posição.

No Brasil, é um nome extremamente raro. Zana é o nome de 244 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o estado de maior frequência é o Pará. Essas poucas Zana’s nasceram, em maior parte, nos anos 70. Não há registros de Zana na lista da Arpen/SP de 2014 ou 2015.

Zana Krasniqi


Referências:

Zana Allée, jogador de futebol francês de origem curda;
Zana Briski, fotógrafa e cineasta britânica;
Zana Clarke, compositora australiana;
Zana Krasniqi, modelo kosovar;
Zana Messia, cantora e compositora dos Balcãs;
Zana Muhsen, autora inglesa;
Zana Nimani, cantora iugoslava vocalista principal da banda Zana;
Zana Ramadani, política alemã e ativista feminista;
Zana Rauf, apresentador de televisão curdo;

Žana  Novaković, esquiadora alpina da Bósnia e Herzegovina.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário