quinta-feira, 25 de maio de 2017

Bonifácio

.


Bonifácio é um nome masculino, usado em português, espanhol e italiano, sendo a forma usada nessas três línguas do nome Bonifatius. Vem a partir do nome latino que consiste na junção dos termos bonus (bom) e fatum (destino), e assim, pode ser interpretado literalmente como “bom destino” como também pode querer dizer “boa sorte, que tem boa sorte”, ou “que tem um bom futuro”. 

O segundo elemento às vezes é reconectado à palavra latina “facere”, ou seja, “para fazer” ou “aquele que o faz o bem”, mas a etimologia é errada. Errada ou não, Bonifatius acabou virando Bonifacius.

Quanto ao significado, Bonifacio é, portanto, um nome tipicamente auspicioso, como Boaventura ou Bonavita. Em inglês, na forma Boniface, foi usado na Idade Média inicialmente, mas se tornou raro durante a Reforma Protestante. Deve notar-se que o apelido inglês Faas é compartilhado com Servaas, a forma holandesa do nome Servatius.

Bonifacio foi o nome de nove papas e também vários santos, incluindo um santo anglo-saxônico do século 8, que foi missionário na Alemanha, originalmente chamado de Winfrido e agora é considerado santo padroeiro do país.

Temos como variantes Bonifác (checo), Bonifaas, Faas (holandês), Boniface (inglês), Boniface (francês), Bonifaz (alemão), Bonifác (húngaro), Bonifatius (latim), Bonifacy (polonês).

Bonifácio é o nome de 3.285 pessoas, sendo que a maioria dos nascimentos se deu na década de 40 e 50, pelo menos dentro do período de pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque foi para o estado do Rio Grande do Sul. Não é um nome de uso recente no Brasil, sendo que na lista da Arpen/SP de 2015 apenas 1 registro de Bonifácio foi computado.

Referências:

Bonifacio, monge, bispo e santo alemão;
Bonifacio, general e governador romano;
Bonifacio I, papa e santo;
Bonifacio II, papa
Bonifacio III, papa
Bonifacio IV, papa e santo
Bonifacio V, papa
Bonifacio VI, papa
Bonifacio VIII, papa
Bonifacio IX, papa
Bonifacio di Canossa, marquês da Toscana;
Bonifacio di Losanna, bispo belga;
Bonifacio di Tarso, santo romano;
Bonifacio I di Toscana, marquês da Toscana;
Bonifacio Antelmi, embaixador e funcionário italiano;
Bonifacio Bembo, pintores e miniaturista italiano;
Bonifacio da Canossa, político italiano;
Bonifacio De Luca, poeta italiano;
Bonifacio Petrone, cantor e ator italiano;
Bonifacio Veronese, pintor italiano;


José Bonifácio de Andrada e Silva, foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.



.