quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vicentina

.


Vicentina é uma alteração feminina do nome Vicente, usada especialmente em português. A alteração masculina Vicentino também existe, e já foi abordada pelo Blog nesse texto aqui.

Vicente origina-se do nome romano Vincentius, que vem do latim "vincere", ou seja, "conquistar". O nome foi popular entre os primeiros cristãos e carregado por muitos santos. 

É curioso que Valentina seja hoje um nome tão popular enquanto outros nomes semelhantes, como Vicentina são totalmente esquecidos e relegados ao esquecimento de páginas amareladas de livros antigos. É a mesma terminação também de Cristina, nome bastante conhecido, assim como Betina e Martina que vem sendo cada vez mais procurados por papais e mamães atuais. Vicentina poderia ser uma alternativa à todos esses nomes mais usuais.

Vicentina é o nome de 15.275 pessoas do sexo feminino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que consta na 692ª posição em termos de nome feminino, no período de 1930-2010. O estado onde Vicentina é mais comum é em Minas Gerais – na verdade, mais de 27% delas são mineiras - sendo que a maioria dos registros se deu nos anos 40.


Vicentina é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário