quinta-feira, 13 de julho de 2017

Nomes da Mitologia Germânica

Lenda de Lorelei


Esses são os nomes encontrados no Behind The Name que tem relação com a mitologia germânica. Obviamente, as mitologias nórdicas, celtas, germânicas, etc. sempre acabavam se entrelaçando em algum ponto, logo, alguns deuses serão os mesmos ou terão nomes diferentes, mas histórias idênticas.

Confira essa sessão de nomes e os seus significados:

Alberic ou Alberich – nome masculino derivado dos elementos germânicos “alf” (duende, elfo) e “ric” (poder), podendo ser interpretado como “elfo poderoso”, “duende poderoso”. Alberich era o nome do rei feiticeiro dos anões na mitologia germânica. Ele também aparece no épico 'Nibelungenlied' como um anão que guarda o tesouro dos Nibelungen.

Brünhild – Aportuguesado como Brunilda, esse é um nome germânico derivado dos elementos “brun” (armadura, proteção) e “hild” (batalha). É cognato do velho nome nórdico Brynhildr. Na lenda nórdica, Brynhildr era a rainha das Valquírias que foi resgatada pelo herói Sigurd. Na saga germânica, 'Nibelungenlied', ela era uma rainha da Islândia e a esposa de Günther. Ambos os personagens foram provavelmente inspirados pela vida agitada da rainha Brunhilda do século VI (de nascimento visigodo).

Donar – nome masculino que, na mitologia germânica, é um cognato de Thor, que significa “trovão”.

Etzel – na mitologia germânica, Etzel é um nome masculino que aparece na saga medieval alemã 'Nibelungenlied'. Na história, Etzel é uma versão fictícia de Átila, o Huno.

Grimhilt – é um nome feminino, sendo a forma mais antiga de Kriemhild, supondo ser o aportuguesamento deste o nome, o pouco conhecido Cremilda.

Gundahar – Forma germânica antiga de Günther, com as combinações de “gund” (guerra) e “hari” (exército, guerreiro). Este foi o nome de um rei semi-lendário burundiano do século V; Na saga germânica "Nibelungenlied", Günther corteja a rainha islandesa Brünhild, e ganha sua mão em casamento com a ajuda do herói Siegfried. Ele trai Siegfried, mas a viúva Kriemhild (irmã de Günther) se vinga.

Hagano ou Hagen – Hagano é a forma masculina germânica antiga de Hagen, derivado do elemento germânico “hagan”, que significa “recinto”. Na saga germânica, o "Nibelungenlied" é o meio-irmão de Günther. Ele matou o herói Siegfried, atraindo-o para uma expedição de caça e, em seguida, esfaqueando-o com um dardo em seu único ponto vulnerável.

Ing – nome masculino derivado do alemão Ingwaz, possivelmente significando "antepassado". Esse era o nome de um velho e obscuro deus da fertilidade germânica. De Ing deriva, por exemplo, o nome Ingrid.

Kriemhild ou Cremilda (aportuguesamento) – nome feminino que deriva dos elementos germânicos “grim” (máscara) e “hild” (batalha). Kriemhild era uma bela heroína na saga germânica "Nibelungenlied", onde é irmã de Günther e esposa de Siegfried. Depois que seu marido é morto por Hagen com o consentimento de Günther, Kriemhild exige tragicamente sua vingança.

Lorelei – nome germânico feminino que significa “rocha que atrai”, ou algo parecido, sendo esse o nome de um promontório rochoso no Rio Reno. As lendas dizem que uma donzela chamada Lorelei vive na rocha, e atrai pescadores para a morte com as suas canções.

Nerthus – nome feminino que se trata do equivalente germânico de Njörðr. Nerthus era uma deusa germânica da fertilidade. Vem do nórdico antigo Njörðr, que possivelmente derivou de uma raiz indo-européia que significa "forte, vigoroso".

Siegfried – Este é um nome masculino comum entre alemães, derivado dos elementos germânicos “sigu” (vitória) e “fried” (paz). Siegfried era um herói da lenda germânica, personagem principal no 'Nibelungenlied'. Ele secretamente ajudou o rei da Borgonha Günther a superar os desafios da rainha islandesa Brünhild para que pudesse ganhar sua mão. Em troca, Günther consentiu ao casamento de Siegfried com sua irmã Kriemhild. Anos mais tarde, após uma disputa entre Brünhild e Kriemhild, Siegfried foi assassinado por Hagen com o consentimento de Günther. Ele foi esfaqueado em seu único ponto vulnerável, que tinha sido coberto por uma folha enquanto ele banhado em sangue de dragão. Suas aventuras foram em grande parte baseadas nas do herói nórdico Sigurd. A história foi adaptada mais tarde por Richard Wagner para fazer parte de sua ópera 'O Anel do Nibelung' (1876).

Sieglinde – nome feminino derivado dos elementos germânicos “sigu” (vitória) e “linde” (suave, macio), significando portanto, “uma vitória suave”. Sieglinde foi a mãe de Siegfried, na saga germânica “Nibelungenlied”.

Weland ou Wieland – derivado dos elementos germânicos “wela”, possivelmente significando “habilidade”, e “land” que significa “terra”. Na mitologia germânica Wieland (chamado Völundr em norueguês antigo), era um ferreiro e artesão de habilidades inigualáveis.


Wodan ou Wotan – são nomes masculinos cognatos à Óðinn, ou seja, Odin, este que derivou de óðr "inspiração, raiva, frenesi". 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário