quinta-feira, 27 de julho de 2017

Nomes da Mitologia Grega - Letra B à D

representação de Dionísio



A mitologia grega continua encantando o mundo todo, servindo como inspiração para livros, filmes, séries e arte em geral. Sendo assim, podemos também pensar na mitologia para inspirar o nome dos filhos e filhas que estão por vir.

Na verdade, os nomes gregos estão entre os mais usados, em diferentes versões, em todo o mundo ocidental. Confira nesse post nomes relacionados à mitologia grega das letras B a D.

No post anterior, você já conferiu os nomes da mitologia grega com a letra A.


Confira:


Bacchus ou Baco – nome masculino derivado do grego Βακχος (Bakchos), derivado de ιαχο (iacho) que significa "gritar". Este era outro nome do deus grego Dionísio, e era também o nome que os romanos usaram geralmente para ele.

Briseis – nome feminino que é um patronímico grego derivado de Βρισευς (Briseus), um nome grego de significado desconhecido. Na mitologia grega Briseis (nome verdadeiro Hippodameia) era a filha de Briseus. Ela foi capturada durante a Guerra de Tróia por Aquiles. Depois que Agamenon a tirou dele, Aquiles se recusou a lutar na guerra.

Brontes – nome masculino que significa “trovador” em grego. Na mitologia grega, de acordo com Hesíodo, este era o nome de um dos três Ciclopes, que eram filhos de Urano e Gaia.

Cadmus ou Cadmo – nome masculino, que é a forma latinizada do grego Καδμος (Kadmos), de significado incerto. Na mitologia grega Cadmus era filho do rei fenício Agenor. Ele foi enviado por seu pai para resgatar sua irmã Europa, que havia sido sequestrada por Zeus, embora não tenha conseguido recuperá-la. Segundo a lenda, Cadmus fundou a cidade de Tebas e introduziu o alfabeto para a Grécia.


.


Calíope – forma latinizada de Kalliope. Significa "bela voz" do grego καλλος (kallos) "beleza" e οψ (ops) "voz". Na mitologia grega era uma deusa da poesia épica e da eloquência, uma das nove Musas.

Calisto – forma latinizada de Kallisto. Derivado do grego καλλιστος (kallistos) que significa "mais bonito", um derivado de καλος (kalos) "belo". Na mitologia grega Kallisto era uma ninfa que era amada por Zeus. Ela foi transformada em ursa por Hera, e posteriormente tornou-se a constelação do Grande Urso.

Calypso – é um nome feminino derivado do grego Καλυψω (Kalypso) que provavelmente significava "aquela que oculta", derivado de καλυπτω (kalypto) "cobrir, esconder". No mito grego, este era o nome da ninfa que se apaixonou por Odisseu, depois naufragou em sua ilha de Ogygia. Quando ele se recusou a ficar com ela, ela o deteve por sete anos até que Zeus ordenou que ela o soltasse.

Carme – nome feminino que é a forma latinizada do grego Καρμη (Karme), que derivou de κειρω (keiro) "cisalhar". Este era o nome de uma deusa cretense da colheita.


representação de Cassandra.


Cassandra – nome feminino derivado do grego Κασσανδρα (Kassandra), derivado de possivelmente κεκασμαι (kekasmai) "sobressair, brilhar" e ανηρ (aner) "homem" (genitive ανδρος). Na mitologia grega, Cassandra era uma princesa troiana, filha de Príamo e Hécuba. Ela recebeu o dom da profecia de Apolo, mas desprezou seus avanços, e ele a amaldiçoou para que ela fosse capaz de prever o futuro, mas ninguém acreditasse  em suas profecias.

Cassiopeia – nome feminino que se trata da forma latinizada do grego Κασσιοπεια (Kassiopeia) ou Κασσιεπεια (Kassiepeia), possivelmente significando "suco de cássia". No mito grego Cassiopeia era a esposa de Cepheus e a mãe de Andrômeda. Ela foi transformada em uma constelação e colocada no céu do norte depois que ela morreu.

Castor – nome masculino derivado do grego Καστωρ (Kastor), possivelmente relacionado com κεκασμαι (kekasmai) que significa "sobressair, brilhar". No mito grego, Castor era filho de Zeus e irmão gêmeo de Pollux. A constelação Gêmeos, que representa os dois irmãos, contém uma estrela com esse nome.

Cephalus ou Céfalo – nome masculino derivado do grego Κεφαλος (Kephalos), que foi derivado do κεφαλη (kephale) que significa a "cabeça". Sua participação na mitologia grega é ter sido fiel à sua esposa Procris, mesmo quando perseguido pela deusa Eos.

Cepheus – forma latinizada do grego Κηφευς (Kepheus), que é de significado desconhecido. Na lenda grega ele era um rei da Etiópia, o marido de Cassiopeia.

Cerberus ou Cérbero – forma latinizada do nome masculino grego Κερβερος (Kerberos), que possivelmente significava "manchado". No mito grego, este era o nome do cão de três cabeças que guardava a entrada do Hades.

Charon - Possivelmente significa "brilho feroz" em grego. Na mitologia grega Charon era o operador da balsa que trouxe os recém-mortos sobre o rio Acheron em Hades.

Chloe – esse é um nome feminino que significa “broto verde” em grego. Este foi um epiteto da deusa grega Deméter.
Chloris ou Clóris – nome feminino derivado do grego χλωρος (chloros) que significa "verde". Chloris, na mitologia grega, era uma deusa menor da vegetação.

Chryseis – nome feminino derivado de Chryses. Na lenda grega, ela era filha de Chryses, um sacerdote de Apolo. Depois que ela foi levada prisioneira pelos gregos que sitiavam Tróia, Apolo enviou uma praga a seu acampamento, forçando-os a libertá-la.

Chryses – nome masculino derivado do grego χρυσεος (chryseos) que significa "dourado". Na mitologia grega Chryses era o pai de Chryseis, uma mulher capturada por Agamemnon durante a guerra de Tróia.

Circe – forma latinizada do grego Κιρκη (Kirke), que possivelmente significava "pássaro". Na mitologia grega Circe era uma bruxa que transformou a tripulação de Odisseu em porcos, mas acabou sendo forçada a transforma-los em homens novamente.

Clio – forma latinizada de Kleio, nome feminino derivado do grego κλεος (kleos) que significa "glória". Na mitologia grega, ela era a deusa da história e da poesia heroica, uma das nove Musas. Dizem que ela introduziu o alfabeto na Grécia.

Clotho – nome feminino grego que significa “girador” em grego. Na mitologia grega Klotho era um das três moiras. Ela era responsável por girar o fio da vida.

Clytemnestra – forma latinizada do nome feminino grego Κλυταιμνηστρα (Klytaimnestra), da combinação dos elementos gregos κλυτος (klytos) "famoso, nobre" e μνηστηρ (mnester) "cortesão, pretendente". Na lenda grega Clytemnestra foi a esposa de Agamemnon e a mãe de Orestes e Electra. Quando seu marido estava ausente durante a guerra de Troia ela tomou um amante, e em seu retorno ela mandou assassina-lo. Ela foi posteriormente morta por Orestes.

Clytia – nome feminino, a forma latinizada de Klytië. Este por sua vez, é derivado do grego κλυτος (klytos) que significa "famoso, nobre". No mito grego Klytië era uma ninfa do oceano que amava o deus do sol Helios. Seu amor não foi correspondido, e ela ficava olhando fixamente para ele até ser transformada em um “heliotrópio”, um tipo de flor cuja cabeça se move para seguir o sol.

Coeus – forma latinizada de Koios. Possivelmente derivado de grego κοιος (koios), também soletrado ποιος (poios), uma palavra interrogativa que significa aproximadamente "de que tipo?". Este era o nome de um deus Titã da inteligência na mitologia grega.

Cora – forma latinizada de Kore. Significa "donzela" em grego. Este era outro nome para a deusa grega Perséfone.

Crius – forma latinizada do nome masculino grego Kreios. Possivelmente derivado de grego κρειων (kreion) "senhor, mestre" ou de κριος (krios) "carneiro, ovinos". Este era o nome de um Titã na mitologia grega.


Cronos – nome masculino que é a forma latinizada do grego Κρονος (Kronos), possivelmente derivado da raiz indo-européia *ker - que significa "cortar". Cronos era o Titã que gerou os deuses gregos. Conforme sua esposa Rhea ia dando à luz aos deuses, Cronos os engolia, temendo a profecia de que ele seria derrubado por um dos seus filhos. No entanto, Rhea escondeu Zeus, seu último filho, que derrotou seu pai e forçou-o a vomitar seus irmãos. Cronos e os demais titãs foram derrotados pelos deuses e exilados.

Cynthia – Forma latinizada do grego Κυνθια (Kynthia) que significa "mulher de Kynthos". Este foi um epíteto da deusa da lua grega Ártemis, dado porque Kynthos era a montanha em Delos em que ela e seu irmão gêmeo Apollo nasceram.


Dédalo e Ícaro


Daedalus ou Dédalo – formas latinizadas do nome masculino grego Δαιδαλος (Daidalos) que derivou de δαιδαλλω (daidallo) que significa "trabalhar astutamente". No mito grego Daedalus era um inventor ateniense que foi banido para Creta. Lá ele projetou o Labirinto para o Rei Minos, mas ele e seu filho Ícaro foram eventualmente aprisionados dentro dele porque ele tinha ajudado Teseu em sua busca contra o Minotauro. Daelalus e Ícaro escaparam usando asas feitas de cera, mas Ícaro caiu do céu para sua morte.

Damocles – nome masculino que é a forma latinizada do nome grego Δαμοκλης (Damokles), que derivava de δαμος (damos) "o povo", uma variante grega dórica de δημος (demos), e κλεος (kleos) "glória". Significa portanto “glória do povo”. Na lenda grego Damocles era um membro da corte de Dionysius o ancião, o rei de Siracusa. Damocles expressou inveja da estação do rei, de modo que Dionísio se ofereceu para trocar de papéis com ele por um dia. Para ilustrar a Damocles o perigo de um homem em sua posição, ele suspendeu uma espada sobre o trono.

Damon – nome masculino derivado do grego δαμαζω (damazo) que significa "domar". De acordo com a lenda grega, Damon e Pítias eram amigos que viveram em Siracusa no 4º século antes de Cristo. Quando Pítias foi condenado à morte, Damon trocou de lugar com ele na prisão. Pítias retornou pouco antes de Damon ser executado em seu lugar, e o rei ficou tão impressionado com a lealdade deles que perdoou Pítias.

Danaë – nome feminino grego que deriva de Δαναοι (Danaoi), uma palavra usada por Homero para designar os gregos. Na mitologia grega Danaë era a filha do rei Acrisius. Foi profetizado a seu pai que um dia ele seria morto pelo filho de Danaë, então ele tentou manter sua filha sem filhos. No entanto, Zeus veio a ela na forma de uma chuva de ouro, e ela se tornou a mãe de Perseu. A profecia foi cumprida e Perseu matou Acrisius, embora acidentalmente.

Daphne ou Dafne – significa “Louro” em grego. Na mitologia grega era uma ninfa transformada em um louro por seu pai, a fim de que ela pudesse escapar da perseguição de Apolo.

Dardanos – nome masculino grego, possivelmente derivado de δαρδαπτω (dardapto) que significa "devorar". Na mitologia grega Dardanos era um filho de Zeus e Electra. Ele foi o fundador da cidade de Dardania na Ásia Menor.

Deimos - Significa "terror" em grego. Este era um dos filhos do deus grego Ares. Além disso, uma lua de Marte tem esse nome.

Delia – nome feminino que significa “de Delos” em grego. Esse foi um epiteto da deusa grega Ártemis, dado por que ela e seu irmão Apolo teriam nascido na Ilha de Delos.


.


Deméter – nome feminino que provavelmente significa “mãe da Terra” derivado dos termos gregos δα (da) "terra" e μητηρ (metro) "mãe". Na mitologia grega Deméter era a deusa da agricultura, a filha de Cronos, a irmã de Zeus, e a mãe de Perséfone.

Despoina – nome feminino que significa “senhora”, em grego. Na mitologia grega, este era o nome de uma filha de Deméter e Poseidon.

Dike – Significa “justiça” em grego. Na mitologia grega, Dike era a deusa da justiça, uma das Horas.

Diomedes – derivado do grego Διος (Dios) que significa “de Zeus” e μηδομαι (medomai) que significa "pensar, planejar". Pode significar “planejado por Zeus” ou “pensamento de Zeus”. Na mitologia grega Diomedes foi um dos maiores heróis gregos que lutaram contra os troianos. Junto com Odisseu, ele entrou em Tróia e roubou o Palladium. Depois da Guerra de Tróia, ele fundou as cidades de Brindisi e Arpi na Itália.

Dione – nome feminino derivado do grego Διος (Dios) que significa “de Zeus”. Por extensão, significaria “deusa”. Este era o nome de obscura deusa grega que, segundo algumas lendas, seria a mãe de Afrodite.

Dionysos ou Dionísio – nome masculino derivado do grego Διος (Dios) que significa (de Zeus) combinado com Nysa, o nome da região onde o jovem Dionísio nasceu. Na mitologia grega, Dionisio era o deus do vinho, da folia, da fertilidade e da dança. Era filho de Zeus e Semele.


Doris – nome feminino grego Δωρις (Doris) que significava “mulher doriana”, sendo que os dorianos eram uma tribo grega que ocupava o Peloponeso, a partir do século XII a.C. Na mitologia grega, Doris era uma ninfa do mar, uma das muitas crianças vindas de Oceanus e Tethys. 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário