sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Elisama

.

Para quem conhece a Bíblia quase de cor – pastores e religiosos muito fervorosos – não vão estranhar o nome Elisama. Porém, para a grande maioria das pessoas que não tem conhecimento profundo das escrituras sagradas, esse é um nome bastante desconhecido ou então, conhecido, mas jamais imaginado e classificado como bíblico.

A primeira vez que escutei o nome entendi “Elisana”, uma espécie de junção de Elisa e Ana, e depois quando finalmente entendi que era Elisama, pensei que fosse uma junção romântica de Elisa com a palavra “ama”, do verbo “amor”, o que afinal, não é uma má associação.

Elisama é um nome originalmente, masculino, se considerarmos os textos bíblicos. Ele vem da combinação dos elementos hebraicos El (Deus), presente em vários nomes de origem hebraica incluindo os populares Gabriel, Rafael e Daniel, e “shama” (ouvir), que está presente no nome Samuel, significando assim “Deus ouve”. Inclusive, em termos de significado, de acordo com a maioria das interpretações, ele é idêntico à Samuel, que simplesmente inverte os elementos “Deus” e “ouve” de lugar. Normalmente Samuel é dado o significado “Deus ouviu”. Samuel e Elisama, assim, constituiriam um bom par para irmãos, no momento em que possuem significados análogos.

Apesar de originalmente masculino, esse nome foi recebido nos países de língua portuguesa como feminino, por conta de sua terminação tradicionalmente feminina terminada em –ama. Vale ressaltar que entre os judeus esse nome permanece sendo masculino. Na Bíblia, existem sete Elisamas, todos eles vinculados ao Antigo Testamento, sendo provavelmente os mais citados entre eles, dois filhos de Davi – sim, Davi tinha dois filhos chamados Elisama.

A grafia em inglês, segundo o Behind The Name, é Elishama, e muda sensivelmente a pronúncia.

No Brasil, há 5.732 pessoas chamadas Elisama, dos quais apenas 60 são homens – pressupondo que esses sejam judeus, dado o fato que a comunidade judaica aqui é bastante expressiva. A grande maioria nasceu nos anos 90, e a maior taxa de frequência está no Rio Grande do Norte. Somando junto uma pequena alteração de grafia, as pessoas que se chamam Elizama escrito com “z”, temos mais 5.287 pessoas, sendo destas, 49 homens.

Na lista da Arpen/SP de 2015, podemos constatar que duas famílias receberam duas pequenas (ou seriam pequenos?) Elisama’s em São Paulo. É um nome raro para os dias de hoje e ao mesmo tempo, pouco plausível de estranhamento afinal, parece muito com Elisa, Elisabeth, Elisangela e outros nomes muito usados por aqui.

Percebe-se o seu uso dentro dos círculos religiosos, principalmente se considerarmos a existência de uma cantora gospel brasileira chamada Elisama Brito. 




.

5 comentários:

  1. Eu tembém tenho uma irmã chamada Elisama

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu creio que não existe nome melhor para mim como o meu próprio 🥰 Amo ter este nome. Me faz sentir-me mais próxima do meu Deus.❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Elisama, e no meu face tenho 6 amigas com este nome, mas conheço mtas outras Elisama, que as mães colocaram, porque fui dama do casamento ou por que gostaram do nome naquela época...

    ResponderExcluir
  4. Elisama no meu entender foi filha do rei Davi.
    Tenho uma Elisama,e lembro ter tirado esse nome da bíblia, mesmo porque os homens naquela época eram separados para guerra,e não vemos na biblia nem uma referência a guerra que a Elisama filha do rei tenha participado de alguma guerra,naquela época as pessoas com quem Deus falava eram homens e não mulheres,acho que a biblia precisa ser interpretada corretamente

    ResponderExcluir
  5. Elisama filha ou filho do Rei Davi.
    Não está entre os selecionados para batalhas,não há missão dada,não há alguma referência na biblia que tenha algum evento histórico como era com os homens citados,por ter sido filho ou filha de um rei estranho não? Eu entendo que foi filha.

    ResponderExcluir