quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Esperança

.

Considerando os dados do IBGE, na sua ferramenta Nomes no Brasil, Esperança é o nome de 1.808 pessoas brasileiras registradas dentro do período da pesquisa, que compreende todos os residentes e nascidos no Brasil recenseados pelo Censo 2010. É um número pequeno, considerando a imensidão que alguns nomes podem atingir, mas não deixa de ser razoavelmente expressivo.

Os dados do IBGE nos mostram que a maioria das pessoas chamadas Esperança nascidas no Brasil são piauienses, sendo que a maioria nasceu entre os anos 1930 e 1950. Portanto, as “Esperanças” que temos por aqui são hoje simpáticas vovós, e menos de 80 nasceram depois dos anos 2000. Hoje, um literal romântico, significativo e raro.

Esperança é obviamente um nome literal pois expressa um sentimento humano de “esperar, almejar” alguma coisa, “confiar” que algo vá acontecer. A definição é facilmente encontrada em qualquer dicionário:

"Espera baseada na possibilidade de que um desejo se torne realidade. [Figurado] Algo ou alguém que é alvo de uma expectativa: Esperança de cura. Tudo o que se relaciona com ilusório ou utópico: Esperança de ficar rico. [Religião] Virtude que completa as três virtudes teologais: fé, caridade e Esperança".

(Dicionário Online de Português).

Se levarmos em conta a Wikipédia portuguesa, temos:

"Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A Esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.

Exemplos de Esperanças incluem ter Esperança de ficar rico, ter Esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter Esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos.

Esperança é também uma das 3 virtudes teologais do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espírito Santo é fulcral (CCIC, n. 387)".

Nesse sentido, Esperança além de ser um nome literal também é um nome religioso.

A grafia portuguesa Esperança não é a única utilizada como nome próprio. Em inglês, Hope também é usado para nomear meninas e também meninos, embora com menor frequência. No espanhol, a grafia é Esperanza e seu uso é bem mais alastrado que na língua portuguesa. A palavra vem do latim “Sperantia”, derivado do verbo “sperare”, ou seja, “esperar”. Segundo o Behind The Name, na língua iídiche ainda temos as variantes Shprintza, Shprintze e Shprintzel.


Esperança não aparece nos rankings brasileiros, mas Esperanza está listado na 926a colocação nos Estados Unidos no ano de 2015, bem como na 77a posição no Chile no ano de 2014. Curiosamente na lista da Arpen/SP de 2015, não temos nenhum registro do nome Esperança mas consta 2 meninas nascidas no território paulista chamadas Esperanza, possivelmente filhas de imigrantes de países de língua espanhola.




.

Um comentário:

  1. Eu até que gosto do nome "Esperança", mas tem um inseto verde (acho que é uma espécie de grilo) com esse nome (https://www.gazetaonline.com.br/eu_aqui/e_o_bicho/2018/05/infestacao-de-esperanca-surpreende-moradores-da-grande-vitoria-1014129689.html).
    Nos EUA eles estão muito mais acostumados a utilizar nomes literais: Hope, Autumm, April, Winter, Montana, Sierra, Savana...enfim! Nós aqui no Brasil nem tanto...eu confesso que também gosto de alguns literais como Amparo (e fui muito zoada por isso), Aura, Sol, Cristal e Paz e muitos já são até que aceitos aqui né como: Pilar,Pétala, Dom, Tom, Bento, Luna, Stella...Eu acho Esperança legal, mas o que atrapalha é o bichinho verde mesmo.Talvez seja até interessante para uma mamãe hippie os nomes Esperança e Vida ou Esperança e Fé (porque está na moda nomes curtos também e este contraste entre um nome longo e um curto com a mesma carga valorativa é interessante!)

    ResponderExcluir