segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Inga

.

Inga é uma variante do nome Inge, um nome unissex usado entre escandinavos, alemães e holandeses. Há ainda as variantes Inka e Inkeri (finlandês) e Ingi (norueguês). Trata-se de um diminutivo de todos os nomes alemães e escandinavos começados com o elemento Ing, outro nome do deus Yngvi, que dá origem a nomes como Ingolf, Ingemar, Ingeborg e Ingrid.

Além disso, também é uma palavra usada para designar um povo: O povo indígena Inga [inka] ou Ingano é um grupo quéchua, situado em áreas mais ao norte da região quéchua. Os Ingas falam diferentes dialetos do quíchua, que é também falada no Equador e no Peru.

Não suficiente, também é um termo chinês usado no budismo: Inga (coreano: 인증), termo usando no zen budismo, equivalente ao japonês inka para denotar um alto nível de certificação;

Esse nome esteve no ranking feminino dos Estados Unidos até o ano de 1914, depois não mais voltou a integrar o top 1000. Segundo o Behind The Name, é um nome popular na Polônia, onde ocupou o 88º lugar na lista feminina divulgada em 2014.

No Brasil é um nome bastante desconhecido, segundo o IBGE, há apenas 131 pessoas com o nome Inga, com mais frequência para o Rio Grande do Sul, sendo que todas elas foram registradas entre os anos 1930 a 1950. Na lista da Arpen/SP e outras listas recentes não há nenhuma menção ao nome Inga, apenas uma Ingaly.

Como referências, temos a cantora armena Inga Arshakyans, uma atleta ucraniana chamada Inga Babakova, uma modelo finlandesa com o nome de Inga Britt Söderberg, e por fim, Inga Lindström, pseudônimo de Christiane Sadlo, roteirista e escritora alemã. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário