sábado, 28 de outubro de 2017

Muriel

.


Muriel é um nome que, em termos de Brasil, encontra uma dubiedade incômoda. Por terminar como Gabriel, Rafael ou Daniel, muitos interpretaram que era masculino. Mas não é, Muriel é um nome feminino, como Raquel.

Porém, não vamos entrar nesse mérito, uma vez que Ariel também é masculino e desde a ascensão da Pequena Sereia muita menina tem sido batizada com esse nome. Entretanto, coloquem em suas cabeças: Muriel é essencialmente feminino.

Vamos ao nome: Muriel é um nome feminino, usado em várias línguas, que se trata de uma forma inglesa medieval de um nome celta, muito provavelmente relacionado ao nome irlandês Muirgel.

Os normandos trouxeram para a Inglaterra da Bretanha. Na era moderna foi popularizado por um personagem do romance de Dinah Craik, “John Halifax, Gentleman” (1856).

O significado é muito bonito: se relacionado com Muirgel, significa "mar brilhante", derivado do elemento gaélico muir "mar" e geal "brilhante".

Variantes incluem Meriel, Merle, Meryl, Merla (inglês), Murielle (francês), Muirgel, Muirgheal (irlandês), assim como o diminutivo Merletta (inglês) e as variações em outros idiomas Myrgjöl (antigo escandinavo) e Muireall (escocês).

A variante unissex Merle é influenciada pelo termo frances “merle”, que significa “melro”, o pássaro, enquanto Meryl tem provavelmente tomado essa forma de imitação de Cheryl. A variante masculina Merrill foi adequadamente originada de um sobrenome derivado de Muriel.

Muriel já constou no ranking feminino dos EUA até a década de 60, e também já esteve no ranking canadense, mas hoje em dia não se encontra na lista de mais usados de nenhum país.

No Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 5.377 pessoas com o nome Muriel. O estado de maior frequência é Santa Catarina, e a maioria nasceu nos anos 80. Separando por sexo, vemos que 3.063 destas pessoas são homens, ou seja, a maior parte. Então, no Brasil, pode-se dizer que Muriel é interpretado erradamente como nome masculino.

Na lista da Arpen/SP de 2015 tivemos 9 registros de Muriel, infelizmente, não dá para saber se eram meninos ou meninas.

Referências:

Muriel Barbery, escritora francesa
Muriel Baumeister, a atriz austríaca
Muriel Frances Dana, atriz norte-americana
Muriel Duckworth, pacifista, ativista feminista e canadense
Muriel Freeman, esgrimista britânica
Muriel Hurtis-Houairi, atleta francesa
Muriel Ostras, atriz norte-americana
Muriel Sarkany, montanhista belga
Muriel Spark, escritora escocês

Em termos de Brasil, temos Muriel Gustavo Becker, mais conhecido como Muriel (Novo Hamburgo, 14 de fevereiro de 1987), um jogador de futebol brasileiro que atua como goleiro. Defende atualmente o Bahia.

Muriel é o nome dado à bruxa mais poderosa (e a única nomeada) no filme "João e Maria: Caçadores de Bruxas" (2015), interpretada pela atriz Famke Janssen.

Geograficamente falando, Muriel é um município da Espanha na província de Valladolid.




.

6 comentários:

  1. O início com Mu me incomoda um pouco...o conjunto Muriel eu penso em um gato quando está bravo...emite um som parecido. Além disso, eu lembro da Muriel do coragem o cão covarde- https://coragem.fandom.com/pt-br/wiki/Muriel_Bagge
    O significado é lindo. É um nome típico de uma sereia cheia de brilho e glamour, mas não teria coragem de nomear uma filha com ele. Acho Meryl mais usável e atraente, mas gosto é uma questão muito pessoal. Mamães tem alguns artigos no Google que falam como a escolha do nome pode influenciar no nome da criança então escolham com carinho,pois será o presente que vcs darão para suas princesinhas e elas o carregarão para o resto da vida ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é sua opinião querida, só que do jeito que eu li oq vc escreveu oq está dando a entender é q vc tem preconceito com esse nome né. No momento estou com pena de vc pq na vdd MURIEL é bem mais bonito que FERNANDA, aqui em baixo onde eu estou lendo tem um comentário de uma menina que se chama MURIEL, MU o seu nome é lindo amor, BJS THAU

      Excluir
  2. Meu nome é muriel e quando era criança odiava meu nome hoje em dia já me acostumei,mais não daria para minha filha.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou meio suspeito pra falar... Mais eu curto ter esse nome pq não é muito comum, fora que é um nome exótico até para os nomes não tão comuns kkk

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Muriel e eu amo demais haha quando criança odiava, hoje acho um nome místico, imponente e nobre.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho se chama Muriel ele tem um brilho no olhar tão especial assim como o significado do nome ,por mais que muitos falam que e feminino ,ele e mais dado aos meninos então VMS considerar um nome unissex ,assim como Darci,Ariel,e outros mais.

    ResponderExcluir