quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Latifah

.


Latifah é um nome feminino árabe, sendo que outra grafia possível é Latifa ou Lateefah (inglês americano), ou Latife (turco). É a forma feminina do nome Latif, que significa "gentil, amável" em árabe. Na tradição islâmica اللطيف (al-Latif) é um dos 99 nomes de Allah.

No Brasil, há apenas 256 pessoas com esse nome, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o Rio Grande do Sul. Todas elas nasceram na década de 2000. Na Arpen/SP de 2015, apenas uma Latifah está registrada.

Nos Estados Unidos, o nome Latifah constou poucas vezes no ranking, o último deles em 1992, no 801º lugar.

No Brasil, é possível que o nome Latifah tenha ficado conhecido a partir da personagem assim chamada, da novela O Clone (Rede Globo, 2000), interpretada pela atriz Letícia Sabatella. Entretanto, embora o nome Jade (da personagem principal) tenha alcançado um pico enorme de uso nesse tempo, Latifah não teve o mesmo êxito.

Latifa Bint Alaya El Arfaoui, conhecido apenas como Latifa (لطيفة) (Manouba, 14 de fevereiro de 1968), é uma cantora tunisiana.

Dana Elaine Owens mais conhecida por seu nome artístico Queen Latifah, é uma cantora, rapper, atriz, compositora, modelo, produtora de televisão, produtora musical, comediante e apresentadora norte-americana.





.