sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Odessa

.

Odessa é um nome do gênero feminino, que pode ser colocado na categoria de nomes geográficos, pois trata-se de uma cidade ucraniana que fica na costa norte do Mar Negro. Este nome também pode ser usado como sendo uma forma feminina de Odisseu. Em outras línguas, temos também a versão Ulyssa (inglês).

Como conectado ao nome Odisseu, não é muito agradável quanto ao significado: possivelmente ele derive do grego οδυσσομαι (odyssomai), que significa “ódio”. Na lenda, Odisseu foi um dos heróis gregos que lutaram na Guerra de Tróia. Na Odisseia, Homero relata as desventuras de Odisseu, em seu caminho de volta ao seu reino e sua esposa Penélope.

Nos Estados Unidos, esse nome esteve presente no ranking durante muito tempo. Para ser exata, desde 1880 Odessa consta na lista de 1000 nomes mais usados para meninas, mas deixou de aparecer no ano de 1956, sugerindo então, que entre americanos, este é um nome associado à uma determinada época.

Odessa é um nome bastante mítico. Por alguma razão, lembra o nome de uma sereia ou uma deusa. Realmente há algo de muito etéreo nele. Além disso, a ligação com o nome Odisseu lembra a mitologia grega.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há apenas 73 pessoas chamadas Odessa. Na lista atual da Arpen/SP não consta nenhum registro de Odessa. Hoje em dia, ele é bem pouco popular, mas não deixa de ser um nome familiar. É parecido com Vanessa, Andressa ou Alessa, nomes que temos visto com relativa frequência.

No Brasil, há um município brasileiro chamado Nova Odessa. Nos Estados Unidos, há pelo menos seis cidades chamadas Odessa:

Odessa (Delaware)
Odessa (Flórida)
Odessa (Minnesota)
Odessa (Missouri)
Odessa (Texas)
Odessa (Washington)

Odessa também é um álbum da banda Bee Gees.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário