sábado, 25 de novembro de 2017

Wayana & Uaiana

.

Uaiana’s ou, autodenominados, Wayana’s, são um povo indígena que habita o nordeste do estado brasileiro do Pará, na região da fronteira entre o Brasil, Suriname e Guiana Francesa. Não é exatamente um nome próprio na língua indígena, mas pode facilmente ser adotado como nome feminino. Entre Uaiana e Wayana prefiro a versão com W.

Os Wayana são também referidos na literatura como Ojana, Ajana, Aiana, Ouyana, Uajana, Upurui, Oepoeroei, Roucouyen, Oreocoyana, Orkokoyana, Urucuiana, Urukuyana, Alucuyana e Wayana. Os termos Roucouyennes ou Roucouyen (de rocou, "urucum", em francês), assim como as corruptelas Urucuiana ou Rucuiana em português, empregados nos séculos XVIII e XIX, derivam do uso frequente por essa população da pintura corporal feita com urucum.

A etimologia da palavra Wayana é desconhecida. Sabe-se apenas que se trata de uma palavra caribe, em razão do uso do sufixo yana, que significa "povo", "gente", em muitas línguas dessa família linguística.

Uaiana ou Wayana ainda não foi adotado no Brasil como nome próprio, uma vez que não há nenhum registro dele no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem nas listas recentes. Possivelmente, ele tem menos de 20 registros ao longo de todo o período da pesquisa, pois eu encontrei no facebook perfis de pessoas chamadas Uaiana, incluindo uma moça chamada Uaiana Prates. Porém, a própria terminação com “ana” facilita muito a familiaridade com a sua sonoridade. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário