terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Endrigo

.


Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 685 pessoas com o nome Endrigo no Brasil, sendo que 218 deles nasceram e vivem no Rio Grande do Sul, e 209 em São Paulo. Ou seja, é um nome concentrado nesses dois estados.

O único Endrigo que conheci – e como não podia ser diferente – indaguei a respeito do nome, era gaúcho e relatou que sua mãe se inspirou no cantor italiano Sergio Endrigo. Imagino que a inspiração dos outros Endrigo’s que existem no Brasil seja justamente essa. Grande parte deles nasceram nos anos 80, possivelmente deixado guardadinho pelas fãs do cantor.

O Rio Grande do Sul é um dos estados onde mais tem imigração italiana, logo, é bem fácil um cantor da Itália fazer sucesso por aqui. As pessoas podem até estranhar por ser exótico, mas não por ter problemas de sonoridade. 

Acontece que, no caso do cantor Sergio Endrigo, como parece muito óbvio, é um sobrenome. Mas no Brasil, é comum acontecer de sobrenomes serem transformados em nomes, como Riquelme, Ravel, etc. Em termos de semelhança, Endrigo parece uma alteração proposital de Rodrigo, mas não há nenhuma comprovação a respeito disso.

Portanto, se você gostou de Endrigo, infelizmente vamos ficar devendo o significado.  De qualquer forma, é um nome original e com uma sonoridade bonita. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário