quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Winifred

.
Winifred é um nome feminino usado em galês e inglês. Trata-se de uma forma anglicizada de Gwenfrewi, ortografia alterada por associação com Winfred. Transformou-se em um nome usado na Inglaterra no século XVI.

Gwenfrewi, é derivado dos elementos galeses “gwen” (branco, justo, abençoado), e “frewi” (reconciliação, paz). Este era o nome de uma santa e mártir galesa do século 7. Já Winfred é um nome do antigo inglês e significa "amigo da paz", a partir dos elementos “wine” (amigo) e “frith” (paz).

Tem como variantes Gwenfrewi, Winnifred (galês), Winnifred (inglês) e como diminutivos Freda, Freddie, Winnie (Inglês); Winifred nunca foi muito popularbh\hy nos Estados Unidos, mas isso faz muito tempo. Ele atingiu o seu pico de popularidade nos EUA no ano de 1910, quando ficou na 158ª posição. Esteve no ranking até 1965, como nome feminino, e até 1918 como nome masculino. No Canadá, esteve no ranking até 1924.

Winifred é o nome da bruxa principal do filme da Disney, “Hocus Pocus”. É um nome clássico, pelo menos na língua inglesa, e há algo muito interessante nele. Não são muitas as meninas que se chamam Winifred, nos dias de hoje, mesmo em países anglófonos.

No Brasil, não há qualquer menção ao nome nas listas recentes ou na ferramenta do IBGE.

A atriz Jacqueline Bisset nasceu Winifred Jacqueline Fraser-Bisset. Outras referências são:

Winifred Atwell, pianista, compositora e música britânica;
Winifred Beamish, jogadora de ténis britânica;
Freda Dudley Ward, amante de Edward VIII do Reino Unido;
Winifred Cavendish-Bentinck, dama da nobreza e ativista britânica;
Winifred Greenwood, atriz norte-americana;
Winifred Hardinge, nobre britânica;

Winifred Kimball Shaughnessy, nome verdadeiro de Natacha Rambova, dançarina, cenógrafa, figurinista, diretora, desenhista, escritora e colecionadora de antiguidades americanas;
Winifred McNair, jogadora de ténis britânica;

Winifred Wagner, esposa de Siegfried Wagner.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário