segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Zoraida

.



Zoraida é um nome feminino usado predominantemente em espanhol. Talvez signifique “encantar” ou “amanhecer” na língua árabe. Este foi o nome de uma santa espanhola menor do século XII, convertida do Islã. O nome foi usado por Cervantes para um personagem no seu romance “Dom Quixote” (1606), no qual Zoraida é uma bela mulher moura de Argel que se converte ao cristianismo.

Possivelmente, sua fama no mundo hispânico se deve ao romance de Cervantes, e Zoraida passou a ser usado também na língua portuguesa, também na forma Zoraide.

No Brasil, Zoraida é o nome de 502 pessoas apenas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior frequência fica por conta do Rio Grande do Sul. A maioria das mulheres chamadas Zoraida nasceram até os 60, depois dessa década os registros ficaram muito escassos. Soraida é uma grafia que detém 75 ocorrências no site do IBGE. É claro que por aqui a grafia Zoraide é muito mais usada, sendo o nome de mais de 8 mil pessoas de acordo com a pesquisa.

O som do nome iniciado com Z sempre soa um pouco áspero aos nossos ouvidos, mas isso é uma questão de costume, afinal, não há nada que diminua essa inicial. Só acho que a letra Z confere mais força e potência ao nome, portanto, inadequado para quem gosta de nomes femininos que façam o gênero “fofinho”. Por ter ficado restrito à uma geração, Zoraida é considerado datado e muito pouco utilizado hoje em dia.

Pela sonoridade e associação automática com o clima espanhol, Zoraida é um nome que me faz pensar em ciganos, em música e dança cigana, assim como os nomes Esperanza ou Esmeralda.

Temos duas óperas que mencionam esse nome: Zoraida di Granata é uma ópera composta por Gaetano Donizetti (1822), e Ricciardo e Zoraida é uma ópera de Gioachino Rossini. A escritora norte-americana Kate Chopin escreveu um conto intitulado “La Belle Zoraïde”, no qual a personagem é uma bela escrava mestiça.

Como referências podemos citar:

Zoraida Gómez, actriz mexicana conhecida por interpretar Jósy na telenovela Rebelde.
Zoraida Salazar, cantora lírica colombiana;
Zoraida Santiago, desportista porto-riquenha;






.


Nenhum comentário:

Postar um comentário