domingo, 21 de janeiro de 2018

Jadran

.


Jadran é a forma eslovena, croata e sérvia do nome Adrian, tendo como variantes, Adriaan e Adrianus. É o equivalente à Adriano no Brasil, que significa “da Ádria” (nativo), sendo a Ádria uma região da Itália. Ou seja, significa “O adriático”, em várias das línguas eslavas. Em outras línguas, temos:

Outras línguas: Hadrianus (romana), Adria (Catalão), Adrijan, Jadran, Jadranko (croata), Adrian (dinamarquês), Adrian (Inglês), Adrien, Hadrien (francês), Adrian (alemão), Adorján, Adrián (húngaro), Adriano (italiano), Ad (limburguês), Adrijan (macedônio), Adrian (norueguês), Adrian (polonês), Adriano (Português), Adrian (romeno), Adrian (russo), Jadran, Jadranko (sérvio), Jadran, Jadranko (esloveno), Adrián (espanhol), Adrian (sueco).

Não há nenhuma menção do nome Jadran no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que isso o torna um nome completamente novo e desconhecido no país. Nas listas recentes também não há nada que aponte para a existência de bebês e crianças nomeadas como Jadran entre brasileiros.


Há o nome Jadranko, e sua contraparte feminina Jadranka, ou Jadrana, que são variações de Jadran. As referências do nome Jadran que achei foram de navios, lugares e times de futebol, infelizmente não encontrei nenhuma pessoa real, mas isso se deve a dificuldade de pesquisar em línguas eslavas. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário