domingo, 14 de janeiro de 2018

Laima

.

Laima é um nome feminino de origem na mitologia lituana, letã e báltica. Significa "sorte" em letão e lituano. Laima era o nome da deusa letã e lituana do destino e da sorte, da gravidez e do parto. Ela era irmã das deusas Dekla e Karta, que também estavam associadas ao destino. Laima é associada em parte, por suas funções, com a deusa hindu Lakshmi.

Junto com suas irmãs, Laima forma a trindade do destino, similar as nórdicas Nornas, as gregas Moirai e as romanas Parcas. Em lituano, esse nome tem um diminutivo que é Laimute;

Há apenas 32 “sortudas” no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Como são poucas, não há gráficos sobre a década de nascimento e taxas de frequência.

Como das três, é Laima que dá a decisão final sobre o destino de um indivíduo, é consideravelmente mais popular. Na mitologia lituana, Laima é confundida com a deusa da boa fortuna, Laumé. Outras deidades relacionadas são Dalia (deusa dos fatos) e Giltiné (deusa da morte).

Laima foi mencionada pela primeira vez em fontes escritas por Wilhelm Martini como Laimalea, no prologo de uma coletânea de músicas lituanas. A árvore sagrada de Laima é a linden.

Como é um nome raríssimo em nossa cultura ocidental, não encontrei referências reais do nome Laima nos meios usuais de pesquisa. De qualquer maneira, é um nome com potencial a ser observado: Laima tem 5 letras, como a maioria dos nomes femininos que estão populares hoje no Brasil, é delicado, tem sonoridade boa e não é estranho ou áspero.

Acredito que envelhece bem com a criança, adaptando-se bem para um bebê tanto quanto para um adulto. Em sua grafia original, Laima não tem acento, mas eu prefiro pronuncia-lo como se tivesse: Laíma. Não é uma má ideia usar o acento para destacar a pronúncia favorita, afinal, sem a acentuação pode ser que alguém chame-a de Láima.

Laima fica bem em compostos, como primeiro e segundo nome. Seu significado também é muito interessante, já que qual pai ou mãe não quer ligar seu filho à boa sorte? Assim como também a conexão mitológica é muito especial.

Assim, Laima é um nome novinho em folha que você pode usar sem medo de parecer "out", e ao mesmo tempo, confere beleza e originalidade. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário