quinta-feira, 1 de março de 2018

Lumina

.


Não é um nome próprio conhecido nos nossos dias, embora tenha uma criança que foi chamada assim no Estado de São Paulo no ano de 2015, segundo a Arpen/SP. Se você pesquisar o nome Lumina no Google, terá resultados diversos de nomes de empresas, lojas, relacionadas à iluminação ou coisa parecida.

Porém, Lumina é daqueles nomes encantados que serviriam bem para uma criatura mitológica: uma fada, uma sereia, uma bruxinha. Lumina deriva da palavra latina de igual escrita “lumina”, que quer dizer “luzes”, em última instância do substantivo latino “Lumen”, ou seja “luz”.

Em Barbie e a Sereia das Pérolas, um dos filmes da Barbie, Lumina é uma sereia de 17 anos de idade e herdeira do reino submerso de Seagundia. Nascida com o dom real da magia das pérolas, Lumina é capaz de controla-las e transforma-las.

Lumina também é uma planta, portanto, podemos dizer que é um nome literal ligado à natureza. Uma Lumina é um cultivar da espécie Chlorophytum orchidastrum. Esta espécie é relacionada botanicamente ao popular clorofito (C. comosum), sendo que ambas pertencem ao mesmo gênero. As folhas são o principal atrativo desta planta. Elas são largas e longas, com o limbo verde escuro e fosco e uma longa e grossa nervura central, de brilho translúcido e cor creme-alaranjada.

Lumina é uma comuna romena localizada no distrito de Constanţa, na região de Dobruja, na Romênia. Em romeno, “Lumina” é a palavra literal para “luz”. Como sabemos, o romeno é a língua atualmente mais próxima do latim.

Lumina também foi o nome dado à um dos modelos de carro da Chevrolet, um sedan de porte médio.

Possivelmente um nome criado a partir de Lumina, é o nome de uma das personagens de Star Wars, Luminara Unduli, que serviu a Ordem Jedi durante os últimos dias da República Galáctica.






.

2 comentários:

  1. Lumina daquela fada da lua em Barbie e a magia do arco-íris. Gente, eu acho um nome lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo esse nome, sonho em colocar este nome em uma gata branca, nos filmes da Barbie tem duas Luminas, é comum haver reciclagem nos filmes da Barbie, seja de roupa, castelo, cenário, história e até nome

      Excluir