sexta-feira, 27 de abril de 2018

Analua & Ana Lua

.


O nome Lua já foi trabalhado pela Yasmim Paiva nesse post aqui, e por mim mesma, nesse outro post aqui. Ana tem vários posts sobre nomes compostos e sobre outras grafias, é só pesquisar na aba ao lado.

De qualquer modo, Ana é um nome clássico tradicional e muito usado para dar uma equilibrada em nomes hippies como Lua. A mistura de um clássico com um literal dá um toque de charme ao nome. Ana é a forma portuguesa do hebraico “Channah” que significa “cheia de graça”.

Lua (chamada de Luna em latim) era uma deusa romana representada dirigindo uma biga (carro de guerra) puxada por bois ou cavalos. Não é possível dizer que ela seria uma deusa única, já que Diana e Juno são associadas à Lua. A deusa também era conhecida como “Luna mater” (mãe Lua), e Luna Saturni (Lua de Saturno), e seu nome foi pensado a partir do latim “Luo”, ou seja “libertar”.

Analua, nessa grafia, teve 5 registros na lista da Arpen/SP do ano de 2015, o que significa que é uma composição rara, pelo menos no que tange o estado de São Paulo, somados à 1 registro de Annalua. Ana Lua, na grafia separada, teve 9 registros nessa mesma lista, somados à 4 registros de Anna Lua. Considerando apenas a fonética, tivemos então 17 meninas com esse nome em São Paulo.

Na ferramenta do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não temos como verificar os resultados de Ana Lua pois ele não trabalha com nomes compostos. De qualquer modo, Ana é o terceiro nome mais usado no país ao longo do período da pesquisa, com 3.089.858 pessoas assim chamadas, então não é difícil supor que há algumas Ana Lua perdidas no meio dessa multidão. Já Analua é o nome de apenas 57 pessoas.

Lua, sozinho, é o nome de 2.542 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul. É um nome de uso moderno, tendo começado a ser registrado nos anos 70 timidamente, e atingindo sua maior parcela nos anos 2000.


Obviamente, qualquer um encontrará uma infinidade de gatinhas e cachorrinhas com esse nome, o que não diminui em nada sua validade, afinal, se a gente ama o bichinho, escolhemos um nome que gostamos, não é óbvio? Então, não se encanem com isso. Se os gatos pudessem falar, talvez diriam que acham Ana Lua super usável em “bípedes humanos”. 

Ana Lua tem a quantidade certa de hippie e a quantidade certa de elegante, na medida. Além de tudo isso, a pequena Ana Lua ou Analua vai ter uma música todinha para si, homônima, do Armandinho.






Confira a letra da música:


Analua
Armandinho

Por que você não sai de trás da nuvem?
Pro mar ficar mais lindo, só falta você
A minha alma fica mais tranquila
A vida harmoniza quando vejo você
E hoje eu caminhei a praia inteira
Com os pés na areia, coração em alto mar

Lembrar você me faz pensar besteira
Vida é brisa passageira, não deixa passar
Oh
Lembrar você me faz pensar besteira
Praia brava, lua cheia
Cadê Analua?

Por que você não sai de trás da nuvem?
Pro mar ficar mais lindo, só falta você
A minha alma fica mais tranquila
A vida harmoniza quando vejo você
E hoje eu caminhei a praia inteira
Com os pés na areia, coração em alto mar

Lembrar você me faz pensar besteira
Vida é brisa passageira, não deixa passar
Oh
Lembrar você me faz pensar besteira
Praia brava, lua cheia
Cadê Analua?

Uuuuuh ieieieie
Cadê você
Uuuuuh ieieieie
Por que você não sai?
Cadê Analua?







.

26 comentários:

  1. Que amor...Deus me deu uma Analua 💗

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Princesa chamada Analua, nascida em outubro de 2014,mais o nome já estava em meu coração desde os meus 13 anos de idade quando me tornei fã e conheci a música Analua do Armandinho... Foi amor a primeira vista ❤ Minha Analua é simplesmente incrível, com uma personalidade única, hoje com 4 anos de idade é super independente, autêntica e apaixonante um amor de filha, nega, sobrinha... Enfim Perfeita assim como meu querido Deus a criou a imagem e semelhança d'Ele. Agradeço ao responsável pela matéria por mostrar mais desse nome "raro" e lindooooo. Obrigada, Vou guardar esssa matéria para que Analua leia quando maior 😘❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escutou muitas críticas em questão do nome?

      Excluir
    2. Até que não, as pessoas perguntam é Lua mesmo kkkkk mais depois concordam que é lindo, o máximo que já disseram é que é diferente!

      Excluir
    3. Escuto a mesma coisa, " é Lua mesmo, Lua de lua?" Kkkkk
      Essa música inspirou minha Ana Lua meses antes de descobrir a gravidez.

      Excluir
    4. Eu tenho uma Ana Lua🌙 é a minha primeira filha, E olha eu não poderia ter escolhido um nome melhor. Tbm inspirado na musica de armandinho ( analua) todos aman quando falo o nome dela.

      Excluir
  3. Olha não sei se tem, mas se der pra fazer o significado do meu nome, ficaria muito grato. Meu nome é Alley.

    ResponderExcluir
  4. Meus pais têm a Analua deles a 15 anos ❤

    ResponderExcluir
  5. Daqui há 3 meses eu terei a minha Analua tão esperada e sonhada. Desde quando decidi ser mãe esse já foi o nome escolhido, minha Lua, minha Analua “a minha alma fica mais tranquila e a vida armoniza quando vejo você”

    ResponderExcluir
  6. Daqui há 3 meses eu terei a minha Analua tão esperada e sonhada. Desde quando decidi ser mãe esse já foi o nome escolhido, minha Lua, minha Analua “a minha alma fica mais tranquila e a vida armoniza quando vejo você”

    ResponderExcluir
  7. Que Deus me de minha Analua ����❤����

    ResponderExcluir
  8. Final do ano nasce minha Ana Lua!

    ResponderExcluir
  9. O nome que eu escolhi casomeu Baby for menina 'Analua'

    ResponderExcluir
  10. Daqui a quatro meses terei minha Anallua. Sou apaixonada pelo mar e pelas músicas do Armandinho. Que todas sejam abençoadas e maravilhosas. ❤️🤗

    ResponderExcluir
  11. A minha filha é Ana Lua... assim separado.
    Sou encantada por esse nome... 🥰

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esse nome, justamente por causa do armadinho. Estou grávida mas ainda não sei o sexo é se for menina será analua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já descobriu? Também estou grávida mas não sei o sexo ainda, se for menina também será Ana Lua ��

      Excluir
  13. Teremos mais uma Analua em maio de 2022!

    ResponderExcluir
  14. Eu desde a minha adolescência sempre falei que quando eu tivesse uma filha colocaria Anna Lua, tudo por causa dessa música.. eu sou apaixonada pelo Armandinho .. e hoje adivinhem .. estou grávida de 5 meses e o nome da minha filha vai ser Anna Lua .. 😍 ela vai ter uma música só dela 🥺 e eu já escutei umas graças pelo nome que escolhi e tmb pessoas q acham esse nome diferente.. mas o que importa é a história pelo qual vou colocar .. e eu sou apaixonada pela minha Anna Lua 🥺😍💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha vai fazer 9 aninhos agr e o nome dela é Anna Lua tbm🥰🥰

      Excluir
  15. Minha Ana Lua nasceu em 03/2015. Quando descobri que teria uma menina, foi muito difícil achar um nome. De tanto pensar, esse nome surgiu de certo modo por um sonho e uma homenagem à minha mãe. Muitos me julgaram à época, e de repente descobri que a irmã da minha prima (que nunca conheci pois nasceu em SC e sou de SP) se chama Analua. Não conseguiram registrar separado. Enfim, a minha quase não consigo tbm kkkk agora vejo outras chegando, já é um nome popular kkk muita gente estranha, chamam de Analú. Difícil corrigir todo mundo

    ResponderExcluir
  16. Quando adolescente me apaixonei por essa música e decidi que seria o nome da minha filha, se algum dia tivesse. Minha Anna Lua vai fazer 10 anos esse ano e é a mais perfeita, muito melhor do que pude imaginar. Tatuei um trecho da música.

    ResponderExcluir