sexta-feira, 25 de maio de 2018

Quirino

.


A foto de uma criança vestida de vovozinho no post não é coincidência: é muito difícil encontrar, nos dias de hoje, um bebê ou criança com o nome Quirino no Brasil, e arrisco dizer, em qualquer país de língua portuguesa.

Quirino é um nome masculino usado em italiano, português e espanhol. Nessas línguas, é a forma do nome latino Quirinus. Provavelmente deriva do termo sabino “quirin” ou “curis”, que significa “lança” ou “armado com uma lança”. Em outras linguagens temos Quirijn (holandês), Corin (francês), Quirinus (latim romano).

Na mitologia romana, Quirino era um deus romano de origem sabina que representava o aspecto pacifico de Marte. Também era identificado com Rômulo. Do nome Quirinus derivou também o nome raríssimo Quirinale.  

Quirino não teve muito sucesso no último século em termos de Brasil. De acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), haviam 1.796 pessoas com esse nome até a data da pesquisa, sendo a maioria nascida nas décadas 40 e 50. A maior frequência é no estado do Piauí. Não há registros de Quirino em listas recentes.


Referências


Quirino Armellini, general italiano;
Quirino Bezzi, escritor italiano;
Quirino Cristiani, desenhista e diretor de animações italiano;
Quirino De Ascaniis, presbítero e missionário italiano;
Quirino De Giorgio, arquiteto italiano;
Quirino de Neuss, santo romano;
Quirino Gasparini, compositor italiano;
Quirino Majorana, físico italiano;
Quirino Perfetto, sindicalista e anarquista italiano;
Quirino Principe, crítico musical, musicólogo, tradutor italiano;
Quirino Toccacelli, ciclista italiano.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário