domingo, 28 de julho de 2019

Juacira & Joacira

.


Segundo a maioria das fontes consultadas – sites brasileiros sobre significados de nomes que não são 100% confiáveis, Juacira ou Joacira seria uma elaboração feminina a partir do nome Juacir.

Este teria derivado de Joaci ou Juaci, que em alguma língua indígena não especificada, significaria “pessoa com sede”. Não é um significado muito empolgante, ainda assim, pode ser simbólico, como em uma pessoa com sede de conhecimento, sede de luta, enfim.

Apesar de Juacira soar familiar aos ouvidos de qualquer brasileiro, provavelmente por causa do nome Jacira, apenas 33 pessoas tem esse nome no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O nome Joacira é um pouco mais proeminente, mas ainda assim, raro: é o nome de 119 pessoas no Brasil. Destas, a maioria nasceu nos anos 60.

Dado o baixo número de pessoas com esse nome no país, não há muitas referências as quais encontrar. Uma pesquisa rápida pelo Google resgatou algumas brasileiras com o nome Juacira, porém, nenhuma notável o suficiente para ser citada. Da mesma forma com Joacira, mas em se tratando desse, os resultados são mais abundantes. 






.

Um comentário: