quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bernardo

O ator e modelo brasileiro Bernardo Velasco.


Bernardo é um dos nomes mais populares no momento. Sua origem é germânica, sendo que essa grafia é usada no português, espanhol e no italiano. Seria uma variação de Bernard, que é formado pelos elementos bern (urso) e hard (resistente, valente).

Como diminutivos podemos citar Bernardino e Dino, sendo que as formas usuais femininas são Bernardetta, Bernardina, Dina (italiano), Bernarda, Bernardita (espanhol), Bernardette (francês). Assim como podemos encontrar Bernardo em outros idiomas:

Berinhard, Bernard, Bernhard (germânico antigo), Bénat (basco), Bernat (Catalão), Bernard, Dino (croata), Bernard (Checo), Bernhard, Bernt (dinamarquês), Bernhard, Ben (holandês), Bernard , Barney, Bernie, Berny (Inglês), Bernard (francês), Bent (Frisian), Bernhard, Benno, Bernd (alemão), Bernát (húngaro), Bernhard, Bernt (norueguês), Bernard (polonês), Bernard (esloveno) , Bernhard, Bernt (sueco)

No ano de 2015, Bernardo ocupou a 5ª posição do Ranking do BabyCenter Brasil, sendo que em 2014, ele estava no 6º lugar. No ano de 2013, Bernardo estava na 4ª posição. Ele se mantém firme no Top 10 brasileiro (nesse ranking) nos últimos seis anos. Desde 2009, o nome subiu 17 posições no ranking, e apareceu em novela e entre os filhos de famosos.

Já na lista divulgada anualmente pela Arpen/SP, Bernardo aparecia com 2851 registros em 2014, enquanto na lista de 2015 ele figura com 4802 registros: um aumento potencialmente expressivo. Já em Portugal, Bernardo aparece na lista de nomes mais registrados de 2015 com 379 registros, o que pode não parecer, mas é bastante dado o número de nascimentos e o tamanho do país.

Provavelmente o personagem de TV mais famoso com o nome seja o interpretado por Kayky Brito em Chocolate com Pimenta. O menino, que é criado como menina, apareceu originalmente na Globo em 2003/2004, e depois voltou no Vale a Pena Ver de Novo em 2006/2007 e 2012. Será que, apesar da polêmica, o personagem, com sua descontração, conquistou o público e inspirou pais a escolher o nome?

Entre os famosos, destacamos três Bernardos: o filho da atriz Mel Lisboa (irmão de Clarice, nascido em 30 de dezembro de 2008), um dos trigêmeos da apresentadora Isabella Fiorentino (irmão de Nicholas e Lorenzo, nascido em 1º de agosto de 2011) e o filho do candidato à presidência Aécio Neves (irmão de Júlia, nascido em 7 de junho de 2014).

Por algum tempo, acreditei que a repercussão do caso Bernardo Boldrini diminuiria o uso do nome, pelo menos no sul do Brasil, visto que foi muito trágico e poderia trazer à memória imediata a associação com a tragédia. Porém, aparentemente, teve efeito contrário. Infelizmente, apesar de ser um nome muito bonito, está extremamente popular e por isso, no momento, seria desaconselhável usar por conta da proliferação de homônimos e xarás ao longo da vida da criança.

Como alternativas à ele, podemos citar: Leonardo, Ricardo, Eduardo - também usuais - e outros bem menos usados como Abelardo, Berardo, Eberardo, Edgardo, Everardo, Galhardo, Gerardo, Hildegardo, Janardo

Como referências, podemos citar o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 1947, Bernardo Houssay; o notável jogador de basquete Bernardo (Berni) Rodriguez; o cineasta Bernardo Bertolucci; E os santos São Bernardo de Capua (1109); São Bernardo degli Uberti (1133) e São Bernardo de Corleone (1605-1667).

By 







Atualização em 16.05.2016:

Bernardo é o nome de 56.893 pessoas no Brasil, segundo a plataforma Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010). O estado onde ele é mais frequente é o Maranhão, e Bernardo sempre foi um nome registrado com certo equilíbrio através das décadas, subindo consideravelmente nos anos 2000. 


.


8 comentários:

  1. É um nome muito bonito com um significado mais bonito ainda.

    ResponderExcluir
  2. E é mil, milhões de vezes mais bonito e mais incomum do que Leonardo ou Fernando.
    É ótimo, gostoso de falar, lindo na grafia, tudo..

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo, pena que se tornou tão banal.

    ResponderExcluir
  4. É bonito, mas popular demais para meu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito marcado no sul por conta do caso do menino Bernardo Boldrini, assassinado pela madrasta e possivelmente pelo pai.

    ResponderExcluir