segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sofia





Origem: Este nome era comum entre a realeza europeia continental durante a Idade Média, e foi popularizada na Grã-Bretanha pela Casa Alemã de Hanover, quando herdou o trono britânico no século 18.



Significado: "sabedoria" em grego. Santa Sofia é uma santa da Igreja Católica, provavelmente mítica, que teria morrido de desgosto depois de suas três filhas serem martirizadas. Provavelmente a santa nunca existiu, e o mal entendido medieval teria surgido da frase "Hagia Sophia" (Santa Sabedoria), o nome de uma catedral em Constantinopla. Foi um nome bastante comum entre a realeza europeia continental durante a Idade Média.

Variantes: Sophia, Sophie

Diminutivo: Sophy (Inglês)

Outros idiomas: Sofiya (Bulgária), Sofia (Catalão), Sofija, Sonja (croata), Sofie, Žofie, Sona (Checo), Sofie, Sonja, Vivi (dinamarquês), Sophie, Sofie (holandês), Sofia (Estónia), Sofia, Sohvi, Sonja (finlandês), Sophie (francês), Sopio (Geórgia), Zsófia, Zsófika (húngaro), Sofia, Sonia (italiano), Sofija (letão), Sofija (lituano), Sofija, Sonja (macedônio), Sofia, Sonja, Vivi (norueguês), Zofia, Zosia (polonês), Sofia, Sonia (Português), Sofia, Sonia (romeno), Sofiya, Sofya, Sonya (russo), Sofija, Sonja (sérvio), Sofia, Zofia, Soňa (eslovaco), Sonja (esloveno), Sofía, Sonia (espanhol), Sofia, Sonja, Vivi (sueco), Sofiya (ucraniano)

Posição no ranking do BabyCenter 2014: 1º lugar. 


É preciso salientar que a variante Sophie está em 65º lugar e subiu treze posições em relação ao Ranking 2013, e Maria Sophia está em 93º lugar – sendo que o nome três posições – e Ana Sophia está na 76ª posição – tendo caído doze posições em relação ao ano passado. Observa-se então, que além de estar na 1ª posição como nome simples, ainda encontra-se mais três vezes (Sophie, Maria Sophia e Ana Sophia) dentro do Top 100. 



Comentários 



Sofia é um nome bastante popular em vários países e lidera o ranking brasileiro desde 2012, o salto de popularidade em 2012 pode ser atribuído a Grazi Massafera e Cauã Reymond escolheram esse nome para sua filha nascida em 23/05/2012.

Foi lançado em 04/05/2013 o desenho animado "Princesinha Sofia". A história é de uma garotinha normal, que acaba de virar princesa e não sabe muito bem como agir, agora que é da realeza. A animação tem "participações especiais" de Cinderela, as fadas de "Bela Adormecida" e outras Princesas Disney.

Ainda em 2013 a atriz Hanna Romanazzi, fez sucesso interpretando uma Sofia em Malhação onde foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante de novela ídolo Teen.

Há ainda, na literatura, a famosa obra do norueguês Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia, que é bem conhecido por aqui.


By










Atualização: Na lista da Arpen/SP divulgada nos últimos dois anos, Sofia foi um dos nomes mais registrados. Em 2014, Sophia aparece com 9240 registros, somados à 3438 da grafia Sofia, considerando que ainda aparecem outras várias grafias que substituem, por exemplo, o i por y.  Já na lista divulgada em 2015, Sofia tem 3729 registros somando com os 10424 registros da grafia Sophia. 


Prestando atenção: em dois anos, desconsiderando todas as outras grafias estropiadas, 26.831 meninas chamadas "Sofia/Sophia", apenas no estado de São Paulo. Agora, caro(a) leitor(a), faça uma estimativa disso em todos os estados brasileiros e em todos os sete anos que Sofia está liderando os rankings de nomes femininos, e você terá Sofia/Sophia para dar e vender.


É um nome bonito com um significado excelente, e uma história simbólica muito legal, mas infelizmente foi saturado de um modo voraz nos últimos anos, assim como foi Patrícia nos anos 80 e Vera nos anos 60. Deste modo, se você está cogitando Sofia, eu reconsideraria as opções se estivesse no seu lugar. 



By












Atualização em 16.05.2016:


Segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Sofia é o nome de 74.888 pessoas nascidas desde antes da década de 30 até os anos 2000 em todo o território brasileiro. Ele sempre teve aproximadamente dois mil registros por década, mas deu um salto consideravelmente grande nos anos 2000, sendo que quase sessenta mil dessas Sofias nasceram nessa década. 


Sophia é o nome de 22.423, sendo que a frequência de registros também foi equilibrada até os anos 2000, quando seus registros subiram meteoricamente. Tanto Sofia quanto Sophia são mais frequentes no Distrito Federal.



Atualização em 15.12.2016:




Sophia foi desbancado no ano de 2015 pelo nome Alice, e agora figura no 2º lugar no ranking feminino de nomes mais usados divulgada pelo BabyCenter em 2016.



.

8 comentários:

  1. É um nome muito Lindo!
    E tem um Ótimo significado

    ResponderExcluir
  2. É bonito, mas está muito comum, tem muita gente com esse nome.

    ResponderExcluir
  3. Estragado a níveis universais, além de ter sido top 1 no BR até ano retrasado é top 1 na maioria dos países. Já chega.

    ResponderExcluir
  4. Ah, não, ninguém merece mais esse nome.

    ResponderExcluir
  5. Eu pessoalmente, já enjoei de Sofia, so de olhar os fóruns do BabyCenter, você encontra mais que nozes no Natal.

    ResponderExcluir
  6. No meu estado tem uma Sofia a cada metro quadrado.

    ResponderExcluir
  7. Uma das coisas que mais me irrita é quando alguém diz "não conheço nenhuma Sofia", gente, se não conhece nenhuma Sofia é por que não tem muito contato com bebês, por que só na escolinha onde eu trabalho são 15 meninas com esse nome, e é uma escolinha pequena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio Grande do Sul, em algumas cidades, Sofia começou a ser registrado apenas agora, de uns três ou quatro anos para cá.

      Excluir