sexta-feira, 22 de maio de 2015

Arthur


O significado deste nome é desconhecido. Pode tanto ser derivado do celta – através do elemento “artos” (urso) combinado com “viros” (homem), ou “rigos” (rei). Também pode estar associada ao nome da família romana Artorius.

Arthur é o nome do  personagem central da lenda do Rei Arthur, que teria comandado os britânicos do século VI que resistiram as invasões saxãs. Historiadores divergem sobre a existência ou não do Rei Arthur, e o mais provável é que nunca tenha existido. 

Aparece pela primeira vez em poemas e crônicas galesas, somente no século VII, mas o personagem só é desenvolvido nas crônicas de Geoffrey de Monmouth, no século XVII.

Duas obras mais recentes que tratam do Rei Arthur são As Crônicas de Arthur, de Bernard Cromwell (Romance Histórico) e as Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley.

Ainda hoje as lendas arturianas continuam inspirando produções cinematográficas e televisivas, como por exemplo, a série "Merlin".

Este nome passou a ser usado justamente pela influência das lendas arturianas em romances. Portadores famosos incluem o filósofo alemão Arthur Schopenhauer; o criador do personagem Sherlock Holmes, e Arthur Conan Doyle; o autor de ficção científica Arthur C. Clarke. 

Variantes: Artur (Alemão)

Diminutivos: Art (em Inglês), Tüür (holandês)

Outros idiomas: Artur (Catalão, Checo, Estoniano, Galego, húngaro, letão, lituano, português, romeno, russo, sueco ), Artturi, Arto, Arttu (finlandês), Arturo (italiano),  Artūras (lituano), Artair (escocês), Arturo (espanhol).

Posição no Ranking do Baby Center 2014: Terceiro lugar. 

Comentários

O nome Arthur figura na 3ª posição no ranking de nomes mais usados em 2014, organizado pelo Baby Center Brasil (incluindo nessa posição as variantes gráficas do nome, como por exemplo, Artur). 

Atualização: Em 2015, Arthur subiu para a segunda posição no Ranking do BabyCenter, e no estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, teve 14249 registros (grafia Arthur) e 428 (grafia Artur)

By












.

3 comentários: