sexta-feira, 22 de maio de 2015

Davi


Origina-se do nome hebraico דָּוִד (Dawid), que provavelmente foi derivado do hebraico דוד (DWD), que significa "amado". Davi foi o segundo e maior dos reis de Israel, no poder no século 10 aC. Várias histórias sobre ele são contadas no Antigo Testamento, incluindo a derrota de Golias, um gigante filisteu. De acordo com o Novo Testamento, Jesus era descendente dele.

Variantes: Dovid (iídiche), Dàibhidh, Daividh (escocês), Davi (Português (Brasil))

Diminutivos: Dave, Davey, Davie, Davy (Inglês), Dudel (iídiche), Davie (escocês)

Formas femininas: Davina (Inglês (Britânico)), Davena, Davida, Davinia (Inglês)

Outros idiomas: Daud, Dawood, Dawud (em árabe), Dauid (grego bíblico), Dawid (Hebraico Bíblico), Daveth (Cornish), Taavetti, Taavi (finlandês), Davit, Daviti (Geórgia), David (húngaro), Davide ( italiano), Dovydas (lituano), Daw (Inglês Medieval), Davud (persa), Dawid (polonês), David (eslovaco), Dafydd, Dewi, Dewydd, Dai, Dewey, Taffy (Galês)

Posição no Ranking do Baby Center 2014: Segundo lugar, como nome simples. Porém, Davi Lucas está na quadragésima primeira posição (desceu seis posições em relação ao ano passado), Davi Luís na quadragésima oitava posição (tendo alcançado voo subindo 31 posições em relação a 2013, o que provavelmente se deve ao jogador de futebol brasileiro que teve destaque na Copa do Mundo), e ainda, Davi Lucca que está na quinquagésima sétima posição (subiu três lugares em relação a 2013), o que provavelmente se deve a grande popularidade de Neymar Jr. que tem um filho com esse nome. 

Popularidade

Embora usado em menor grau em várias gerações passadas, Davi alcançou o ápice da popularidade no Brasil nos últimos anos. A ascensão deste nome ao 2º Lugar no Ranking organizado pelo Baby Center Brasil pode ser explicada tanto pela tendência moderna associada a nomes curtos e impactantes, como o crescimento do número de evangélicos que procuram inspirar-se na Bíblia para escolher o nome dos seus filhos.

Ajudou nesse crescimento de popularidade exagerado, o fato de vários famosos nomearem seus filhos com este nome. Um exemplo é Davi Lucca, o filho de Neymar Jr. e também o filho de Cláudia Leite.

Mas bem antes disso, Davi foi o nome escolhido para o filho de Carolina Dieckmann com Marcos Frotta.  É portanto, um nome que se configura em boa alternativa para quem gosta de nomes populares. 

Atualização: Na lista da Arpen/SP, divulgada em janeiro/2016 referente ao ano de 2015, Davi aparece com 21507 registros, ocupando o topo da lista de nomes masculinos do estado de São Paulo. Em termos gerais, juntando gêneros, ele só perde para Maria, que é o nome mais universal possível. 

By











.

6 comentários: