quinta-feira, 21 de maio de 2015

Penélope

.




O nome Penélope está associado a mitologia grega, e seu significado não é consensual: Pode vir do grego “penelops”, um tipo de pato ou flamingo, ou dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”. Algumas fontes apontam que este nome significa “A tecelã”, que provavelmente vem da história mitológica.

Sua propagação na época do Renascimento e nos tempos contemporâneos se deve principalmente aos poemas de Homero, embora tenham ajudado outras obras literárias onde o nome foi adotado.

É um nome de tradição clássica: Na Odisséia de Homero, Penélope era a esposa de Ulisses e Rainha de Ítaca, forçada a afastar pretendentes enquanto o marido está fora de combate em Tróia. Penélope, pelo menos em inglês, se tornou sinônimo de mulher virtuosa e fiel.

É um nome profundamente internacional, a começar pela potência mundial, os Estados Unidos, onde Penelope ficou no 34º lugar no ano de 2015. Além disso, consta nos rankings mais recentes da Inglaterra e País de Gales (69º), Canadá (78º), Austrália (70º), França (288º), Itália (139º), Nova Zelândia (78º).


A atriz Penélope Cruz.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil), Penélope é o nome de 1.590 mulheres no Brasil. A maioria nasceu nos anos 2000, e o estado e destaque é o Espírito Santo. Não é um número expressivo, se considerarmos os primeiros colocados no ranking com milhões de registros, mas não deixa de ser modestamente difundido e conhecido no país.

Na lista divulgada pela Arpen/SP, Penélope aparecia com 18 registros em 2014, e 26 em 2015 (somando-se a isso 9 registros de Penelope sem acento). Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, consta o nascimento de 9 meninas chamadas Penelope, somadas à 26 com o nome Penélope acentuado.

Uma famosa portadora do nome é Penélope Cruz, uma premiada atriz espanhola. E é claro, não podemos deixar de citar a famosíssima Penélope Charmosa (no original Penélope Pitstop), que é uma personagem de desenho animado da série Hanna Barbera. Inspirada no nome do desenho animado, surgiu no Brasil a Banda Penélope Charmosa.

Penelope também é o título de um filme anglo-estadunidense do gênero comédia, dirigido por Mark Palansky. O filme foi realizado em 2007. Outro exemplo é a sul africana Penelope Anne Coelen foi eleita Miss Mundo em 1958. 

Muitas pessoas podem fazer uma má associação do nome Penélope com a personagem do desenho animado, argumento este que apresenta suas falhas, já que o desenho animado é antigo e as crianças dessa geração não assistiram. Ele foi popular em outras gerações, portanto, dificilmente colegas de escola fariam associação. E mesmo que fizessem, essa não é uma conotação ruim: A personagem Penélope é uma benfeitora!

A história de Penélope na mitologia é bastante interessante: uma mulher que, mesmo sem ter certeza de que o marido está vivo, continua esperando por ele e dispensando pretendentes: é o amor que resiste. Portanto, tem um toque especial de romantismo. 

É um nome raro na atualidade, estando longe de integrar os Rankings de popularidade. Permanece possuindo o brilho da originalidade. Com certeza, escolher o nome Penélope denota a personalidade e ousadia dos pais, e com certeza reflete uma criança e futuramente uma mulher de personalidade forte.

No entanto, é um nome que possui sua beleza e delicadeza, mesmo sendo longo e majestoso. Serve perfeitamente tanto para uma mulher forte e determinada quanto para uma mulher feminina e delicada. É um nome que pode agradar diversos públicos! 

Outras referências:

Penelope Anne Coelen, modelo sul-africana;
Penelope Dudley Ward, atriz inglesa;
Penelope Fitzgerald, escritora britânica;
Penelope Heyns, nadadora sul-africana;
Penelope Houston, cantora norte-americana;
Penelope Lively, escritora britânica;
Penelope Milford, atriz norte-americana;
Penelope Ann Miller, atriz norte-americana
Penelope Plummer, modelo australiana;
Penelope Riboldi, jogadora de futebol italiana;
Penelope Rosemont, pintora, fotógrafa e escritora norte-americana;
Penelope Spheeris, regista e produtora cinematográfica norte-americana;
Penelope Tree, supermodelo norte-americana;
Penelope Wilton, atriz inglesa;







By











.

29 comentários:

  1. Adoro Penélope, está no meu Top 20. =)

    ResponderExcluir
  2. Penélope <3. Tem uma brasileira a Penélope Nova, que é cheia de personalidade!

    ResponderExcluir
  3. Amo Penélope <3 Espero um dia usá-lo! Está no meu top 10. Pena o meu namorado não gostar muito, mas de tanto me ouvir vai passar a gostar :) Ahahah

    ResponderExcluir
  4. Não colocaria na minha filha, porque já é o meu nome!!! Adorooo 'PENELOP' meninas!!!

    ResponderExcluir
  5. Não colocaria na minha filha, porque já é o meu nome!!! Adorooo 'PENELOP' meninas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o nome da minha filha, ela é tão linda quanto o nome. Teve gente que criticou o nome mas eu não to muito me importando

      Excluir
    2. O nome da minha tbemmm😍😍👏👏

      Excluir
  6. Da mitologia grega, é o meu preferido

    ResponderExcluir
  7. Penélope..
    Nome da Minha filha. Linda , delicada, carinhosa, todos acham diferente mas eu sempre amei esse nome 💜

    ResponderExcluir
  8. Penélope..
    Nome da Minha filha. Linda , delicada, carinhosa, todos acham diferente mas eu sempre amei esse nome 💜

    ResponderExcluir
  9. Por favor pessoal ajudem me com o significado do nome etiandra

    ResponderExcluir
  10. Por favor pessoal ajudem me com o significado do nome etiandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não temos a informação, Launino, iremos pesquisar e retornamos. Agradeço por prestigiar o nosso Blog.

      Excluir
    2. Etiandra infelizmente é um nome inventado e não possui significado próprio. Parece uma junção do radical germânico aeth (nobre) com o sufixo grego -andros (homem), interpretativamente, poderíamos dizer que significa "homem nobre", mas isso desafia completamente a etimologia correta dos nomes. Ou, em outra tese, pode ser uma variação do nome masculino Etienne com o sufixo -andra.

      Excluir
    3. É meu nome e eu não sei o significado nem origem, até hoje

      Excluir
  11. Desde pequena sonhava em ter uma filha chamada Penélope e meu marido super concordou. E hoje temos nossa filha maravilhosa e com um gênio super forte. Amo demais minha Penélope

    ResponderExcluir
  12. Eu ia colocar o nome da minha princesa linda Dhayra Penélope ,mas meu marido não quis ,tive q deixar só Dhayra

    ResponderExcluir
  13. Penélope é charmosa! Não tem como não amar esse nome. Vi em outras fontes que pode fazer referência a ave: flamingo, mais uma referência ao Rosa, além de ser a ave da purificação espiritual. Ouvi em um canal do YouTube que a fênix foi baseada em um flamingo. Bom, além disso, Penélope em a Odisséia representa a fidelidade, a esperança e a inteligência feminina! É um nome longo e sem a letra "a". É forte, mas delicado ao mesmo tempo. Um encanto ♡

    ResponderExcluir
  14. Amo esse nome até coloquei na minha filha

    ResponderExcluir
  15. Amo esse nome, pois me chamo Penélope

    ResponderExcluir
  16. Amo meu nome, é bem marcante e com personalidade. Agradeço muito aos meus pais por me abençoarem com o nome Penelope.

    ResponderExcluir