quinta-feira, 21 de maio de 2015

Anastácia



O nome Anastácia é a forma feminina/ latinizada de Anastácio (Anastasius). Sua origem está no grego antigo e significa "Ressureição" (Anastasis, composto pelos elementos Ava (ana) "para cima" e Estase, "em pé"). Tem como variantes: Anastasiya (russo), Anastasiya (ucraniano), Anastasiya (bielorrusso), Anastacia (inglês)

São seus Diminutivos: Natasa, Tasia, Tasoula (grego), Asya, Nastasia, Nastácia, Nastya, Stasya (russo), Stacey, Stacia, Stacy, Stacee, Staci, Stacie (inglês)

E as Formas masculinas: Anastasios (grego), Anastas, Anastasiy (russo), Anastasio (espanhol), Anastasio (italiano), Anastasios, Anastasius (grego)

Variantes do nome em outros idiomas: Anastasiya (búlgaro), Anastazija (croata), Anastazie, Anastázie (Checo), Anastasie (francês), Anasztazia (húngaro), Anastasija (macedônio), Anastazja (polonês), Anastasija (sérvio), Anastazia (eslovaco), Anastazija, Nastja (esloveno)

Personalidades Históricas

Anastácia foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa do Imperador Constantino IV Pogonato. Os primeiros registros de sua existência aparecem em 668, quando seu marido ascende ao trono.

Uma das representantes mais conhecidas do nome é Anastácia Nikolaevna Romanov, a quarta filha do Czar Nicolau II e a czarina Alexandra Feodorovna, últimos governantes autocráticos da Rússia Imperial. Segundo dados oficiais, ela morreu executada por soldados bolcheviques aos 17 anos, junto com os demais membros da sua família. Mas a versão popular é que a princesa teria sobrevivido, e ao longo do tempo, muitas foram as candidatas que se apresentaram dizendo ser Anastácia. Testes de DNA foram feitos, e até hoje não foi comprovada nem a morte nem a identidade de nenhuma das mulheres que afirmavam ser a princesa desaparecida.

A história de Anastácia inspirou um conhecido filme da FOX Animation Studios, produzido e dirigido por Don Bluth, intitulado "Anastácia" (este filme pode ser assistido aqui http://www.imdb.com/title/tt0118617 ).

Também inspirou um filme histórico produzido nos Estados Unidos, intitulado "Anastácia, a princesa esquecida" (o filme pode ser visto aqui http://www.teledramaturgia.com.br/tele/anastacia.asp) .

A história da princesa supostamente desaparecida também inspirou vários escritores. Livros de historiadores e pesquisadores foram publicados, tentando desvendar o mistério que pairava sobre a figura enigmática. Podemos listar alguns:

- Os últimos dias dos Romanov – Helen Rappaport
- Anastasia – Colin Falconer
- A filha de Rasputine – Robert Alexander
- A Profecia Romanov – Steve Berry
- A verdade sobre a tragédia dos Romanov – Marc Ferro

Já a Escrava Anastácia é uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, que nasceu em 1740 e tem data e local de morte incertos. A sua existência é colocada em dúvida pelos historiadores, já que não existem provas materiais. Seu culto iniciou quando foi feita uma exposição do desenho de Étienne Victor Arago representando uma escrava do século XVIII que usava uma Máscara de Flandres, que permitia a pessoa enxergar e respirar, mas sem levar alimento à boca.

No imaginário popular, a Escrava Anastácia era uma escrava de rara beleza, que chamava atenção de qualquer homem. Ela era curandeira, ajudava os doentes, e com suas mãos, fazia verdadeiros milagres. Por se negar a ir para a cama com seu senhor e se manter virgem, foi brutalmente espancada e sentenciada a usar uma máscara de ferro por toda a vida, só tirada às refeições. Os contínuos castigos físicos abreviaram sua vida, durante a qual padeceu verdadeiros martírios. Quando Anastácia morreu, seu rosto estava todo deformado. Escrava Anastácia é cultuada tanto no Brasil quanto na Africa. Há um Santuário com seu nome no Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Taubaté, 42, Oswaldo Cruz.

Essa história inspirou uma minissérie brasileira intitulada "Escrava Anastácia", exibida na rede Manchete em 1990, com quatro capítulos (É possível assistir a Parte I aqui https://www.youtube.com/watch?v=VUuHkb5-va4).

O nome no mundo atual

Uma personalidade recente é a cantora americana Anastacia (cujo nome completo é Anastácia Lyn Newkirk), nascida em Chicago em 1968. Um de seus clipes de sucesso pode ser visto aqui: 

Na literatura recente, a protagonista do Best Seller "Cinquenta Tons de Cinza" se chama Anastasia e vive um romance conturbado com Christian Gray, interpretada no filme com o mesmo título por Dakota Johnson.

Impressões Gerais

É um nome raro em crianças nascidas hoje em dia. Sendo longo, contando com nove letras, passa uma impressão de força e imponência. É perfeito para quem não gosta de nomes demasiadamente populares e deseja fazer uma escolha ousada, optando por um nome exclusivo, diferente, incomum. Optar por Anastácia com certeza traz certeza de exclusividade sem ultrapassar os limites do bom senso e da excentricidade.

Prova disso é que em São Paulo, no ano de 2015, conforme dados da Arpen/SP, foram registradas apenas 2 meninas chamadas Anastácia. Soma-se a isso, 1 registro de Anastacia sem acento e 1 registro na grafia internacional, Anastasia, e mais uma Anasthacia (alguém achou legal colocar um H onde não tem), são 5 famílias curtindo uma pequena Anastácia agora.

Além disso, é um nome que se encaixa perfeitamente na língua portuguesa, tendo grafia e sonoridade satisfatórias, escrevendo-se como se pronuncia e sem maiores problemas de entendimento ou futuras dificuldades em soletração.

É um nome excelente, vintage, com ótimas associações a princesa russa Anastácia Romanov, a Anastácia princesa do filme da Disney, até a Anastácia dos 50 tons de cinza é uma boa associação por ser bonita e mocinha pela sociedade.

É um nome grego internacional, fácil de pronunciar, original, com excelentes qualidades. Quem sabe se daqui a uns 10/15 anos possa ficar popular? As pessoas podem começar a notar a beleza que Anastácia tem. É um nome carregado de personalidade!

By









Atualização em 16.05.2016:

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil, lançada pelo IBGE com base no Censo 2010, Anastácia é o nome de 5.019 pessoas no Brasil, em termos gerais, desde antes de 1930 até 2000. O nome foi registrado equilibradamente até a década de 70, quando (quem diria?!) teve um salto de popularidade na década de 80. O estado onde Anastácia é mais frequente é Santa Catarina. 





.



5 comentários:

  1. Não gosto, prefiro nomes comuns.

    ResponderExcluir
  2. Nome de Princesa, sempre que vejo esse nome lembro-me de princesa.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por ele :) mas é outro que o meu namorado tbm não gosta.

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo mas gosto mais da grafia Anastasia e da pronúncia inglesa como em 50 tons de cinza.

    ResponderExcluir