sábado, 13 de junho de 2015

Amanda

.


Amanda é um nome que tem origem no latim amare (amar), com o significado “amada”. Em parte, é uma forma feminina de Amandus. No entanto, ele foi pouco utilizado durante a Idade Média. No século 17, foi recriado pelos autores e poetas que basearam-se diretamente no significado “amável, digna de amor”. O significado é excelente, e um bônus para um nome que já é bonito.

Em inglês, temos diminutivos como Mandi ou Mandy, e em outros idiomas podemos encontrar Amandine. Amanda é um nome extremamente internacional, estando no Top 10 dos Estados Unidos de 1976 a 1995, nada mais nada menos que 19 anos!!! E permaneceu no top 50 norte-americano até 2002! Então, se uma brasileira chamada Amanda viajar para os Estados Unidos, ninguém terá dificuldades em reconhecer esse nome.

Isso é reflexo da popularização do nome na Inglaterra do século XVII, tornando-se na época, um nome bastante usado naquele país. Amanda nomeou vários personagens de diversos autores e poetas naquela época. A personagem de maior destaque foi a Amanda de Colley Cibber, na peça Love’s Last Shift (1696). O nome Amanda é utilizado desta forma em diversos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, sueco, norueguês, dinamarquês, holandês, alemão e finlandês.

No Brasil, Amanda é um nome feminino bastante comum. Amanda está em 46º lugar no Ranking de nomes mais usados organizado pelo Baby Center Brasil 2014. Subiu seis posições em relação a 2013. Em São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 1020 meninas chamadas Amanda, enquanto em 2014 haviam sido 1150 (Arpen/SP). 

Além disso, é um nome que não abre muito espaço para estropiações, o que é um ponto positivo. Todas as Amandas foram registradas da mesma forma, sem enfeites ou grafias estrambólicas.

Em termos gerais, Amanda é o nome de 464.624 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Esse número considerável faz dele o 13º nome feminino mais registrado de 1930 a 2010. O estado onde as mulheres chamadas Amanda são mais frequentes é o Distrito Federal, sendo que a esmagadora maioria das Amanda's registradas no pais nasceram nos anos 90 - mais de 208 mil delas, para ser mais correta - sendo que esse nome abre pouca margem para outras grafias. Encontramos 90 pessoas chamadas Aamanda e 23 pessoas chamadas Amandah. As outras grafias tem números de registros irrisórios. 

Como referências podemos citar Amanda Palmer é cantora e pianista da banda The Dresden Dolls. Além dessa, as atrizes Amanda Burton, Amanda Bearse, Amanda Peterson, Amanda Peet, Amanda Seyfried, Amanda Bynes; a atleta Amanda Kurtović, medalha de ouro em handebol nos Jogos Olímpicos de 2012;

Com essa terminação, podem ser alternativas os nomes Yolanda e Miranda.  



Amanda

Sorrindo
Fazes brilhar as trevas
Chorando
Tu escureces o sol
Cantando
Tristeza não virá
Da vida
Guarda-se o de melhor
O tempo
Ensina qualquer dor
E o amor
Supera tudo enfim
Ternura
É o gesto de se dar
E tens o dom de transformar
Dormi com pureza o teu sonhar
Sonha que outro dia vai chegar
Lembra que o amanha é todo teu
Amanda





By









.

3 comentários: