sábado, 13 de junho de 2015

Íris




O nome significa arco-íris em grego. Íris é um nome internacional, visto que é utilizado em vários países onde nem mesmo a escrita varia, apenas a pronúncia. Não há nenhuma grafia estropiada do nome e nem consta no Ranking de nomes mais usados organizado pelo Baby Center Brasil, o que do meu ponto de vista, é o tipo de nome ideal para colocar em uma filha.

Popularidade:  O nome não aparece no Ranking dos 100 mais usados para meninas do Baby Center Brasil 2014, e em São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP foram 31 registros de Íris e 91 registros de Iris (sem acento). 


Curiosidades


Morfeu e Iris, por Pierre-Narcisse Guérin, 1811


Na mitologia gregaÍris era o nome da deusa grega do arco-íris. Era a filha de Taumante e de Electra (filha de Oceano). Íris era a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses para os seres humanos, como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo. 



Planta Íris

Este nome também pode ser dado em referência à palavra inglesa (que deriva da mesma fonte grego) para o nome da flor da íris ou a parte colorida do olho



Íris Stefanelli, ex participante do BBB7 e também musa do São Paulo Futebol Clube, é uma das representantes mais conhecidas do nome no Brasil, apesar de seu nome real ser.. Irislene Stefanelli. Seu apelido de infância Siri (Íris ao contrário) parece ser o único apelido provável para este nome.
Íris Stefanelli

Música


"Iris" é também uma canção da banda americana de rock Goo Goo Dolls. A música está no sexto álbum da banda Dizzy Up the Girl e fez muito sucesso em 1998.





By








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário