domingo, 14 de junho de 2015

Antonella

.

O nome Antonella é o 74º colocado no Ranking anual do Baby Center Brasil 2014. E subiu 21 posições em relação a 2013. Em São Paulo, no mesmo ano, de acordo com dados da ARPEN/SP, foram verificados 339 registros de Antonella (italiano) e 41 registros de Antonela (grafia correta se formos considerar a Croácia).

Na lista da Arpen/SP de 2015, Antonella aparece com 522 registros, o que coloca-o em uma posição de "quase" popularidade. É, entretanto, um nome de uso estritamente moderno: até 2010, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Antonella só tinha 847 pessoas registradas com esse nome. 

O nome Antonella é o feminino diminutivo italiano de Antônia ( Antonius - Anthony). Por sua vez, Antônio vem de um nome de família romana, Antonius, que é de origem etrusca desconhecida. O mais notável membro da família romana era o general Marcus Antonius (Marco Antônio) que governou o Império Romano em conjunto com Augusto no Século I a.C.

O nome se tornou famoso no mundo cristão através de Santo Antônio, o grande, um eremita egípcio do século III, que fundou o monasticismo cristão. Sua popularidade foi reforçada na Idade Média, por volta do Século XIII, quando Santo Antônio de Pádua se tornou o padroeiro de Portugal.

Em inglês, tem sido comumente (mas incorretamente) ao grego “Anthos”, ou seja “flor”, que resultou na adição do H no século XVII : Anthony. Acredita-se também que Antônio queira dizer "inestimável", ou então venha do latim anti-onios, "antiasnos", em bom português, “contra burros”.

Outros idiomas: Donka (búlgaro), Antonie (tcheco), Antonia (dinamarquês), Tonya, Toni, Tonia (inglês), Toini (finlandês), Antoinette (francês), Antía (galego), Antica, Antonela, Antonika, Nela, Tonka (croata), Antónia (húngaro), Teuna (holandês), Antonietta (português).


Uma personalidade famosa que sustenta esse nome é Antonella Ruggiero, soprano italiana, conhecida por seu extraordinário alcance vocal.

Antonela Avellaneda, uma das participantes do Big Brother Brasil 4,  nasceu em La Plata, na Argentina, mas foi criada no Brasil.



By






.

5 comentários:

  1. Até gosto de Antonela, mas prefiro Antónia

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Antonella, mas minha mãe queria me chamar de Manoela que eu até aceito, masela tambem queria me chamar de Maria Antônia, CRE-DO!!!!!! OBRIGADA JESUS POR EU ME CHAMAR ANTONELLA!

    ResponderExcluir
  3. Antonella é Lindoooooo imponente chique,não gosto de Antônia porque tem um ar pesado e me remete a mulher sofredora fora o apelido Tonha que é ridículo... Já Antonella tira esse ar pesado do Antônia.

    ResponderExcluir