sábado, 6 de junho de 2015

Caio

.


Caio é a forma galesa e portuguesa do nome Gaius.

Nesse caso, segundo o site Behind The Name, trata-se de um prenome romano de origem etrusca de significado desconhecido. Seu portador mais famoso foi Gaius Julius Caesar (Júlio César), o líder da república romana, e seu filho Gaius Octavius (mais tarde conhecido como Augustus), o primeiro imperador romano.

No entanto, embora sem citar a fonte, o site Baby Center Brasil afirma que Caio vem do termo em latim “gaius”, ou seja, “alegre”.

Outros idiomas: Gaios (em grego antigo), Gaios (grego bíblico), Kai, Cai, CAJ, Kaj, Kay (dinamarquês), Kai (holandês), Kai (finlandês), Kai, Kay (Frisian), Gaioz (Geórgia), Kai, Kay (alemão), Kajus (lituano), Kai, Cai, Caj, Kaj, Kay (norueguês), Kai, Cai, Caj, Kaj, Kay (sueco).

Popularidade

É o 30º colocado no ranking de nomes mais usados em 2014, organizado pelo Baby Center Brasil. Subiu uma posição em relação à 2013.

No que tange o ranking oficial fornecido pela Arpen/SP, no ano de 2014 foram registrados 1.573 chamados Caio. Também tivemos 696 meninos registrados como Kaio e 112 na {infeliz} grafia Kayo

Em comparação com outros nomes, que podem passar até de 20 grafias diferentes, Caio é um nome pouco estropiável, e por isso bastante aconselhável para quem detesta nomes com escrita errada.

Personalidades

Caio Graco foi um estadista que promoveu reformas importantes em Roma no século 2o.a.C..

Caio Prado Júnior (1907-90), foi um historiador brasileiro, autor do clássico "Formação do Brasil Contemporâneo".

Caio Blat, nascido em 1980, é um popular ator brasileiro de TV e cinema.

É um nome que segue a tendência do momento: curtinho e sonoro. Por isso vem caindo no gosto da população e entrando nos rankings de popularidade para ficar por um bom tempo.

É bonito, simples e fácil. Só tem um problema: O elemento indesejável do nome “Caio” é a associação imediata com o verbo “cair”: Eu caio... Trata-se de um verbo conjugado. Caso os pais não se importem com isso, extraindo esse pequeno detalhe, é um nome bacana. Mas, sempre terão as brincadeiras.


Ou seja, é um nome com várias qualidades: é curto, é meio e nem é tão usado quanto parece. 


By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário