sábado, 6 de junho de 2015

Isaac

.


Vem do nome hebraico יִצְחָק (Yitzchaq), que significa "ele ri". Isaac no Antigo Testamento é o filho de Abraão e pai de Esaú e Jacó. Como relatado no Gênesis, Deus testou a fé de Abraão, ordenando-lhe que sacrificasse seu filho, mas um anjo impediu o ato no último momento.

Como um nome no mundo inglês cristão, Isaac foi utilizado ocasionalmente durante a Idade Média, porém, foi mais comum entre os judeus. Tornou-se mais generalizado depois da Reforma Protestante. Portadores famosos incluem o físico e matemático Sir Isaac Newton (1643-1727) e o escritor de ficção científica Isaac Asimov (1920-1992).

Variantes: Issac (Inglês), Itzhak, Yitzhak (Hebraico)

Diminutivos: Ike (Inglês), Sekel (iídiche)

Outros idiomas: Sahak (Armenian), Isaak (grego bíblico), Yitzhak (Hebraico Bíblico), Izaak, Sjaak, Sjakie (holandês), Iisakki, Iikka, Iiro (finlandês), Isaak (alemão), Izsák (húngaro), Izaak (polonês), Isaak (russo), Isak (sueco).

Quanto à popularidade, ele é 29º colocado no Ranking anual organizado pelo Baby Center Brasil.

Em relação aos dados oficiais divulgados pela Arpen/SP, em 2014 foram registrados:

A] 1573 Isaac;  B] 1041 Isaque; C] 290 Isac; D] 73 Izaque; E] 22 Isaak; F] 20 Izac; G] 12 Izaac

Sete grafias diferentes e poucas delas válidas. Pessoalmente (Juliana Z. falando), prefiro Isaac.

Conforme a nossa editora Raquel M., Isaque ou Isaac é um nome querido por muitos cristãos/ evangélicos e judeus. Acredita-se que seja pela história bíblica. A história é comovente e aumenta a esperança de mulheres que têm vontade de engravidar. É um bom nome e o seu significado é melhor ainda.

Já de minha parte – Juliana Zalamena falando aqui e assumindo toda a responsabilidade - a história bíblica é um contra gigantesco. Além de não gostar de nomes que remetam a religiões específicas, eu sempre tive pavor da história de Deus “testando a lealdade” de Abraão ordenando-o a sacrificar o próprio filho. E pior, Abraão aceitando o disparate! Claro, o anjo salvou a situação aos 45 do segundo tempo, porém, o pai ia mesmo sacrificar o filho.

Isso sempre me pareceu uma excelente matéria prima para fanatismos e fundamentalismos religiosos. Sempre tem um maluco que pode ter a mesma ideia, vide seitas doidas que aparecem toda hora e sempre causam danos relevantes para sua sociedade, para o seu tempo.

É claro que essa é minha impressão: Eu ficava sempre com aquela sensação, “Mas que Deus é esse?” quando as catequistas ou as pessoas religiosas tentavam me explicar, e quando li por conta a Bíblia, fiquei tipo, WTF?!?. Hoje já considero a Bíblia muito mais um documento histórico – um conjunto de mitos e histórias do povo hebreu – do que realmente uma verdade absoluta. Porém, ainda assim, não gosto nenhum pouco da história de Isaac.

Porém, para quem gosta de nomes que remetem à religião e nomes ligados a história bíblica, o nome é perfeito. O fato de eu não gostar não desabona em nada o nome, continua sendo uma boa alternativa.

A única atitude desaconselhável é escolher uma grafia muito “alternativa”, pois as dificuldades serão imensas. Esse é um nome que já tem uma série de grafias corretas diferentes umas das outras, inventar outras grafias mais diferenciadas ainda só vai gerar problemas.


Enfim, quem procura um nome bíblico com sonoridade boa e significado legal, Isaac é uma excelente alternativa. 


By




.

3 comentários:

  1. Adoro Isaac, faz parte da minha lista. É forte, sonoro, internacional e tem um significado engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Dizer que as histórias bíblicas é coisa de fanáticos e lunáticos é simplesmente desconhecer e negar a existência de que, Deus, é, em essência, a única realidade final. Quando nossas histórias de vida acabarem-se aqui, como a história de Isaaque, Deus continuará sendo o que sempre foi, isto é, eterno.

    ResponderExcluir
  3. Eu me chamo isaac não escolhi o nome minha mãe me deu é eu a agradeço muito por isso pois sou o filho da alegria filho da promessa do senhor para mim não Ah hora maior devo honrar o senhor Deus e o nome que ele escolheu para mim tbm isaac

    ResponderExcluir