domingo, 21 de junho de 2015

Diogo

.

Diogo é a forma portuguesa de Diego, que por sua vez, deriva de Santiago. 
Já Santiago deriva diretamente de Jacó (Iacobus) que em português transliterou-se para Iago. Santo Iago resultou em Santiago, que foi reduzido para Tiago, que acabou dando em Diego e Diogo. 

Significa "Saint James", derivado do espanhol santo "santo" combinado com Yago (James), uma forma espanhola velha de Tiago, o santo padroeiro da Espanha. Cidades em Chile e Espanha com esse nome.

Outra versão, encontrada no Behind The Name, em registros medievais Diego foi latinizado como Didacus, e tem sido sugerido que na verdade deriva de διδαχη grego (didache) "ensino". 

São Didacus (ou Diego) era um irmão franciscano do século 15 com base em Alcalá, Espanha. Outros portadores famosos deste nome incluem o mexicano Diego Rivera (1886-1957) e do jogador de futebol argentino Diego Maradona (1960-).

Diminutivos: Diego (espanhol), Diogo, Tiago (Português), Thiago (Português (Brasil))
Outros idiomas: Xanti (basco), Dídac (Catalão), Didacus (Medieval espanhol)

No ranking do Baby Center Brasil 2014, o nome Diogo está na 81a posição e subiu três posições em relação a 2013. Já em São Paulo, foram estes os registros de Diogo (e variante): 

Nome
Qtd
Diogo
753
Dyogo
12

Fonte: ARPEN/SP (2014)

Em Portugal, o nome Diogo teve 1126 registros, ficando na 13a posição. 

Diogo Vilela (nome artístico de José Carlos Monteiro de Barros, Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1957) é um ator brasileiro.

.


By



.

Um comentário: