quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lara


.


O nome Lara anda merecendo atenção; É o 14º nome no Ranking do Baby Center Brasil 2014, mas pulou 10 posições em relação ao ano passado. Em São Paulo foram registradas 3167 meninas chamadas Lara, de acordo com a Arpen (SP, 2014), o que pode ser um termômetro interessante para mensurar o quanto esse nome é usado no país.

Quanto à sua origem e significado, há duas probabilidades: pode ser uma forma curta de Larisa, introduzido no mundo da onomástica pelo personagem do romance de Boris Pasternak, “Doutor Jivago” (1957) e adaptação para filme (1965). O nome Larisa vem da mitologia grega e é usado no letão, sendo que os ucranianos usam na forma “Larissa”, originado no grego Lárissa que quer dizer literalmente "da acrópole".

A segunda hipótese é que venha de Larunda (o mesmo que Tácita ou Muta), que está ligada ao termo grego λαλειν grego (lalein) "falar" ou ao termo latino Lares referindo-se deuses guardiões menores. Na mitologia romana Larunda ou Lara era uma ninfa da água que era excessivamente faladeira. Ela revelou para Juno que seu marido Júpiter estava tendo um caso com Juturna. Júpiter, muito zangado, removeu a língua de Larunda.

Ainda pode ter sido originada como através da versão islandesa de Laura, variante feminina de Lauro, que surgiu a partir do latim laurus e significa "loureiro, louro", por extensão "vitoriosa, triunfadora".

Portanto, é difícil estabelecer um consenso para o significado de Lara. Alguns sites apontam como sendo “muda” (acredito que seja pelo fato de Júpiter ter cortado a língua da Ninfa, por extensão), mas a confiabilidade é duvidosa. O mais provável é que seja mesmo uma forma curta de Larissa (do grego “Da Acrópole”), consagrada pelo filme e livro “Dr. Jivago”.

"Tema de Lara" é o nome de uma marcante canção composta por Maurice Jarre para o filme "Doutor Jivago".

A personagem Lara Croft é uma arqueóloga britânica que aparece em videogames e filmes.

Lara é um nome que segue uma tendência recorrente no Brasil: a utilização de nomes curtos, de fácil escrita e pronúncia. Além disso, tem uma sonoridade boa e aceitável, pois estamos acostumados com a terminação “ara” em vários nomes (Sara, Yara, Mara, Dara, etc.).


Para quem gosta de nomes curtos, Lara é ideal. É um nome bonito, simples e elegante. Praticamente impossível ter mais de uma grafia o que não gera dúvidas sobre a escrita e pronúncia do nome.

Para finalizar, dedico este post a minha aluna que tem a risadinha mais fofa da escola toda: Lara Rafaela de Menezes (a moça linda da foto), que só faz com que eu goste ainda mais do nome. 





Colaborou Tássia M. 

By









.


6 comentários:

  1. É simples e internacional, mas não consigo gostar. Tenho sérios problemas com nomes terminados em-ara, salvo raríssimas excepções. Por exemplo não posso com Lara mas amo Dara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe a intromissão mas isso é seu não significa que todas as pessoas com esse nome seja assim.
      Sou meio suspeita pois meu nome é Lara mais eu tenho muitos amigos, tenho meu defeitos, sim, mas não acho que sou antissocial.

      Excluir
    2. Não sei de onde você tirou isso; O significado do nome não reflete em nada a personalidade da pessoa que se chama assim. Caso contrário, todas as Cecílias seriam cegas. E as Cláudias seriam mancas. O que não ocorre. E em nenhum momento do texto relaciona Lara com antissocial

      Excluir
  2. A minha Lara é doce inteligente, carismática amorosa e audaciosa. Esse é o significado. Cada um nasce com sua personalidade o nome não faZ pessoa boa ou ruim...se fosse assim o qual significado de Lúcifer?

    ResponderExcluir
  3. Lara Francisca esse é o nome de minha filha ...
    Lindo e charmoso rsrsr....

    ResponderExcluir