domingo, 14 de junho de 2015

Luna


Luna Lovegood , interpretada pela atriz Evanna Linch 


Sempre fui apaixonada pelo nome Luna. Teria sido o nome do meu segundo filho, caso ele fosse menina, mas como veio um moço o nome acabou aposentado e não mais utilizado.  O significado dele dispensa comentários: o torna exuberante e muito atraente!

Luna quer dizer “lua” em latim. Luna era a deusa romana da Lua, frequentemente representada dirigindo um carro branco através do céu, correspondente à divindade grega Selene. Como é um nome literal, Luna não apresenta variações. Entretanto, aqui no Brasil é comum encontramos registros de Lunna e Lunah – só para enfeitar mesmo.

Em termos de significado, Luna é correlato à Selene (grego) e Chandra (hindu). Nos anos 1400, o nome era usado na alquimia para indicar a prata.

O IBGE nos mostra que os registros de Luna eram muito esporádicos até os anos 2000. Do total de 9.460 pessoas assim chamadas, 7.250 nasceram na década de 2000, ou seja, o nome Luna em outras décadas era raríssimo. Por exemplo, em toda a década de 70, foram pouco mais de 90 pessoas! A grafia Lunna também aparece com 850 pessoas (Nomes no Brasil, Censo 2010).

Podemos apostar em vários fatores para o interesse das pessoas no nome Luna: em termos internacionais, tivemos a personagem Luna Lovegood, em Harry Potter, que apaixonou muitos fãs da saga que influenciou toda uma geração.


Em termos de Brasil, a personagem de Liliana Castro na novela fofa “Alma Gêmea”, que roubou a cena da protagonista totalmente, e se chamava Luna, pode ter aumentado o amor pelo nome. Pelo menos, no meu caso, foi esse o motivo inicial do carinho, e claro, a busca por uma alternativa ao nome literal “Lua” que eu gosto mas nunca teria coragem de usar. Comprovadamente as novelas brasileiras exercem muita influência no gosto onomástico do povo, então podemos apostar que sim, a personagem Luna brilhou e encantou muitos brasileiros. 


A Luna, de Alma Gêmea, interpretada por Liliana Castro. 

Depois do ano de 2010, até onde o Censo abrange, a popularidade de Luna aumentou ainda mais. O site do BabyCenter atribui esse crescimento ao desenho animado Show da Luna, muito apreciado pelas crianças e até mesmo por alguns adultos, de cunho educativo. Na análise do site, encontramos que “Luna é daqueles nomes que anda ganhando cada vez mais atenção por reunir várias tendências: é curto e feminino, remete à natureza e virou nome de personagem de um adorado desenho brasileiro, o "Show da Luna", de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo”.

Isso se reflete em rankings brasileiros. No ranking divulgado anualmente pelo BabyCenter, Luna ficou na 64ª posição no ano de 2015, tendo subido 8 colocações em relação a 2014. Na lista da Arpen/SP que abrange somente o estado de São Paulo, foram 438 meninas chamadas Luna em 2015, somando-se ainda outras grafias como Lunna (129) e Lunah (7).

Para você que procura um nome internacional, com certeza Luna é um nome super indicado. Isso por que é uma palavra conhecida em todas as línguas derivadas do latim. E também está no ranking mais recentes de muitos outros países de línguas diferenciadas, conforme você pode conferir: Estados Unidos (110º), Inglaterra e País de Gales (130º), Bélgica (48º), Chile (72º), Croácia (65º), Dinamarca (43º), França (50º), Itália (133º), Holanda (73º), Noruega (81º), Portugal (66º), Espanha (82º), Suécia (92º) e Suíça (81º). O mundo inteiro conhece esse nome!

Em termos de referências podemos citar Luna Carocci, jogadora de vôlei italiana, e Luna Voce, modelo holandesa naturalizada italiana. Em termos de literatura, "Eva Luna" (1985) é um romance da escritora chilena Isabel Allende.

O nome Luna também aparece na série épica de C.S.Lewis, As Crônicas de Nárnia. Luna é o nome do rei da Arquelândia, pai dos príncipes Cor e Corin, conforme descrito no livro O Cavalo e seu Menino. Sendo que nesse caso, é claro, o Rei Luna era um homem.






By





.

9 comentários:

  1. Luna é paixão no meu coração. Amo esse nome desde pequenina, mas cada vez o amo mais e mais. Eu sei que muita gente não gosta, mas eu acho-o feminino, delicado, internacional, sonoro e agrada-me a associação a lua.

    ResponderExcluir
  2. O nome da minha filha é Luna ❤ Tive como influência o livro No mundo da Luna, da Carina Rissi ❤❤❤ Já amava esse nome desde muito antes. Mas foi esse livro que me fez tomar a decisão de por o nome da minha bolinha.

    ResponderExcluir
  3. Estou no 6°mês de gestação da minha princesa Luna.Semprei fui encantada nesse nome agora mais ainda. É muito lindo😍

    ResponderExcluir
  4. Meu nome e Lunna amo meu nome quando nasci na década de 90 meu nome não era muito comum achava o máximo pois tinha poucas pessoas com esse nome além de ser lindo o nome

    ResponderExcluir
  5. luna será o no me da min ha princesinha

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei do nome luna agora que vou ser mãe de uma menina quero dar o nome de luna e sou criticada e humilhada por isso. Mas o meu desejo é tão forte que nem a crítica vai me deixar em baixo.

    ResponderExcluir