quarta-feira, 17 de junho de 2015

Marcela

.


Marcela é a forma feminina de Marcelo, que por sua vez é um diminutivo de Marcus. Este foi o nome de dois papas. Provavelmente o nome foi derivado do nome do deus romano Marte. 

Outros idiomas: Marcella (romano antigo), Marcelle, Marcellette (francês), Marcella, Zella (alemão), Marcella (italiano), Marsaili (escocês)

No estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais divulgados pela Arpen, o nome Marcela (e desdobramentos) teve os seguintes registros: 

Nome
Qtd
Marcela
408
Marcella
231
Marcelly
134
Marcely
27
Marcelle
13
Fonte: ARPEN/SP (2014)


Já na Arpen/SP do ano de 2015, o nome Marcela teve 368 registos, o que não é um número alarmante, mas o suficiente para ser bem conhecido de todos. 

Marcela foi o 90º colocado no Ranking do Baby Center Brasil 2014, e caiu sete posições em relação ao ano anterior. No ranking atual, do ano de 2016, Marcela não aparece mais no Top 100. 


No Brasil, segundo os dados da pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 140.391 pessoas chamadas Marcela, o que faz desse nome feminino o 219º mais usado em todo o período do levantamento. A maioria delas nasceram nos anos 80. Os dados ainda nos mostram que as Marcela’s são mais frequentes no Rio de Janeiro e mais raras no Rio Grande do Sul.

Marcela também é um nome religioso, sobre uma certa perspectiva, se considerarmos a Santa Marcela (Roma, 325 — Roma, 410), que foi uma nobre romana morta durante o saque de Roma em 410 pelos visigodos. É considerada santa da Igreja católica e sua festa é celebrada no dia 31 de janeiro.

A Marcela é uma elevação portuguesa de origem vulcânica localizada no concelho de Lajes das Flores, ilha das Flores, arquipélago dos Açores. Este acidente geológico tem o seu ponto mais elevado a 773 metros de altitude acima do nível do mar. Próximo a esta formação encontram-se a Lagoa Rasa e a Lagoa Funda das Lajes.

A macela ou marcela (Achyrocline satureioides)  é uma erva da flora brasileira, também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. No dialeto alemão sulbrasileiro, em Riograndenser Hunsrückisch, falado por boa parcela dos habitantes do Rio Grande do Sul e estados e países vizinhos, a marcela possui um nome único e que somente é utilizado por falantes deste regionalismo linguístico: Karfreitachstee, onde "Kar" significa santo, Freitach sexta-feira, e Tee quer dizer chá (no alemão-padrão: Karfreitagstee).



Marcela Tedeschi Araújo Temer (Paulínia, 16 de maio de 1983) é a esposa do atual vice-presidente do Brasil, Michel Temer.

Marcela Temer 

Referências:

Marcella Albani, atriz e produtora de cinema italiana;
Marcella Althaus-Reid, teóloga argentina;
Marcella Bella, cantora italiana;
Marcella De Palma, uma jornalista e apresentadora de televisão italiana;
Marcella Di Folco, ativista, atriz e política italiana;
Marcella Frangipane, arqueóloga italiana;
Marcella Lucidi, política italiana;
Marcella Mariani, atriz italiana;
Marcella Silvestri, dubladora, atriz e comediante italiana;
Marcela Bovio, cantora e violinista mexicana;
Marcela Kalistová,  jogador de basquete eslovaca;
Marcela Lagarde, académico, antropóloga e política mexicana;
Marcela López Rey, atriz e coreógrafa uruguaia naturalizada argentina;
Marcela Morelo,  cantora e compositora argentina;
Marcela Ritschelová, jogadora de voleibol Checa;
Marcela Serrano, escritora chilena;







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário