sexta-feira, 17 de julho de 2015

Dimitri




Sou entusiasmada por nomes russos. Qualquer nome comum na língua portuguesa ganha uma musicalidade na versão russa (e não é a toa que eu tenho um Andrei – e não um André em casa).  Um dos meus favoritos é Dimitri.

Embora a grafia russa usualmente seja Dmitriy, nesse caso menos é mais, e para se tornar viável em português é melhor usar a grafia eslava mesmo: Dimitri. Uma curiosidade nesse sentido: Dmitriy Mendeleev foi o químico russo que inventou a tabela periódica.

Sendo este uma forma de Demétrio, uma forma latinizada do nome grego Δημητριος (Demetrios), derivado do nome da deusa grega Deméter, o nome Dimitri além de ter aquele toque russo especial ainda tem origem grega: encaixa perfeitamente nas minhas preferências culturais.

Reis da Macedônia e do reino selêucida tiveram este nome. Este foi também o nome de vários santos, incluindo um São Demétrio que foi martirizado no século IV.

Além de ser um nome russo, de origem grega, ter sido usado em famílias reais selêucidas e macedônicas, Dimitri ainda tem ligação com a deusa Deméter, e portanto, aquele envolvimento especial com a terra, o cultivo, a agricultura, os grãos. Portanto, preenche um critério importante de quem deseja nomear um filho com um nome ligado à natureza.

Possui como variantes:  
Dmitri, Dmitrii, Dmitriy, Dmitry (russo)

Diminutivos:
Dima, Mitya (russo)


Outros idiomas: DemetriosDemetrius (grego antigo), DimitarMitre (búlgaro), Dmitar (croata), DemetriosDimitriosDimitris (grego), DemeterDömötör (húngaro), Demetrio (italiano), DimitarDimitrijMitre (macedônio), Demétrio (Português), DumitruMítica (romeno), Dimitrije, Dmitar (sérvio), DimitrijMitja (esloveno), Demetrio (espanhol), Dmytro (ucraniano).

No Brasil, foi o nome de um famoso perfume masculino da marca de Cosméticos “O Boticário”.

Na novela “Começar de Novo”, da Rede Globo, que foi ao ar no ano de 2004, o ator Antônio Abujamra interpretou o personagem Dimitri Nicolaievitch. A novela teve uma temática envolvendo imigrantes russos e por isso contou com vários nomes usuais no país.

No filme Anastácia, em animação, existe um Dimitri que encontra Anastácia e a entrega para a Imperatriz Marie, sobrevivente do massacre. Na verdade, Dimitri nunca existiu, mas fica a referência.



By




.

19 comentários:

  1. Gosto muito desse nome, mas não sei se usaria.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse nome! Vai ser o nome do meu bebê, mas como meu esposo não gostou muito, ai entramos em acordo e vai ficar Daniel Dimitri ❤

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse nome! Vai ser o nome do meu bebê, mas como meu esposo não gostou muito, ai entramos em acordo e vai ficar Daniel Dimitri ❤

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse nome! Vai ser o nome do meu bebê, mas como meu esposo não gostou muito, ai entramos em acordo e vacuda ficar Daniel Dimitri ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que pena, viu? Daniel é muito bonito, mas Dimitri é muito mais exclusivo!!!!

      Excluir
  6. Eu amei esse post :) nosso bebe já está a caminho e se for confirmado menino se chamará Dimitri. Percebi que nossos familiares meio que "torceram" o nariz mas simplesmente ignoro. A melhor definição do nome até agora é exclusividade ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse nome é maravilhoso, e anda espreitando a minha lista também. Parabéns pelo bebê.

      Excluir
  7. Eu tbm amei este nome, será o nome do meu neto. Meu filho gosta e quer este no Dimitri mas minha nora não gosta nem a família, mas eu meu filho gosta

    ResponderExcluir
  8. Meu pai achou uma Habilitação Italiana de um rapaz chamado Dimitrios, com base nisso ele me nomeou Dimitrius. Existe um país específico ou é como Dimitri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma variação do nome Demetrios/Demetrius, sim. É bem diferente essa história do italiano, pois os nomes italianos geralmente não têm s no final. Tanto é que Marcos em italiano é Marco, Lucas é Luca (só com um C, ao contrário do que a maioria dos brasileiros pensam), e por aí vai... Meu namorado é italiano, então eu tenho contato com a língua e pesquiso bastante sobre nomes. Nunca vi essa variante "Dimitrius" (parece inventada pelo seu pai a partir do Dimitrios do documento). O mais próximo que vi foi Demetrius ou Dimitrios em grego como relatado no post.

      Excluir
  9. Nome lindo e imponente mais não sei se daria a um filho.

    ResponderExcluir
  10. Arthur Dimitri combinam como nomes compostos?

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um Dimitri...
    Amo este nome .. E fiquei contente em saber que tem ligaçao a terra...
    Meu Dimitri eh um anjinho, nao me da trabalho. ...
    Recomendo

    ResponderExcluir
  12. Que tal edimitry !eu sou o único no Brasil que se chama Edimitry 😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não só o único do Brasil, deve ser do mundo também. Misturou Edson com Dimitriy (variante russa). rs

      Excluir