sexta-feira, 17 de julho de 2015

Bellatrix

.
O nome Bellatrix é comummente compreendido como uma variante de Beatriz, no entanto, é importante ressaltar logo no início que apesar da sonoridade semelhante, são nomes diferentes com significados diferentes: Beatriz vem de viatrix, ou seja, viajante, enquanto Bellatrix significa "guerreira" em latim. 

Este é o nome da estrela que marca o ombro esquerdo da constelação de Orion, embora hoje astrônomos digam que ela não faz parte dessa constelação pois está bem mais próxima da Terra do que as demais. 

É impossível não pensar em Harry Potter e a personagem da Helena Bonan Carter como a malvada comensal da morte Bellatrix Lestrange. A associação é imediata, para quem conhece esse universo literário, de modo que para alguns pode  perder pontos por conta disso. 

Nos livros da série Harry Potter, as personagens da família Black tem nome de estrela, porém, por ser a bruxa psicopata super dedicada em servir o Lorde das Trevas, a saga do mundo bruxo vai sempre ficar como um obstáculo para a escolha desse nome em uma pessoa do mundo real. 

Particularmente, sou uma fã assumida de Harry Potter (e de praticamente todas as leituras desse estilo), então o fato de ser o nome de uma personagem do livro não me incomoda em nada. Inclusive, enaltece o nome. Afinal, o nome de Voldemort era Tom e ninguém associa Tom ao maior bruxo das trevas de todos os tempos. 

Outra associação imediata na língua portuguesa é a semelhança com "bela atriz", parecendo que a pessoa está falando de uma atriz muito bonita.  Entretanto, não são somente pontos negativos. 

Embora seja um nome com significado diferente de Beatriz, ele pode se constituir em uma alternativa interessante a ele, que está popularíssimo tanto em Portugal quanto no Brasil. 

Para quem gosta de apelidos, pode usar Bella ou Trix. Sendo um apelido que está sempre na moda, Bella pode ser um  motivo a mais para uma escolha ousada. 

Bellatrix seria uma escolha bastante intrigante. O nome tem uma aura misteriosa e um pouco gótica, de modo que sempre parece carregado de uma profundidade, mística e enigmática.




By




.

4 comentários:

  1. tem um erro ali, em "toda a família Lestrange tem nome de estrela", na verdade muitos membros da família Black tem nome de estrelas, Bellatrix nasceu como uma Black, mas ela e suas irmãs (Narcisa Malfoy e Andrômeda Tonks) usam os sobrenomes de seus maridos

    ResponderExcluir
  2. Está certo Shaula, não lembrei que Bellatrix tinha marido até por que, ele nunca foi mencionado. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mencionado sim, Rodolfo Lestrange.

      Excluir
    2. Ah bom Sou fã de Harry Potter mas não tanto! kkkkkk

      Excluir