sexta-feira, 17 de julho de 2015

Matilda

.

Minha bisavó paterna chamava-se Matilde, mas como ela faleceu quando eu era criança e a maior parte da imagem que faço dela me veio através das histórias contadas pelos parentes que conviveram mais com ela, me dei conta disso só quando o nome me saltou aos olhos.

Evidentemente que já gostava do nome Matilda antes desse acontecimento familiar, já que não sou dada a priorizar homenagens a antepassados. Eu gosto desse nome há mais tempo,  talvez por causa do filme Matilda, que foi muito popular entre as crianças da minha geração. De qualquer forma este é um nome forte e clássico para uma menina e sempre esteve armazenado em algum cantinho do meu cérebro.

No entanto, admito que melhorou muito minha percepção pois a bisavó “Matilde” era uma pessoa calma, serena, bondosa, que tinha o dom de acalmar a alma de qualquer pessoa só de estar perto: uma pessoa com efeito tranquilizante. Seria ótimo se o nome pudesse transmitir essas características a uma possível filha.

Curiosamente, o significado do nome Matilda em nada combina com a personalidade da minha antepassada: Força em Batalha, a partir dos elementos “maht” (poderforça) e “hild” (batalha). Ou talvez as armas de batalha dela eram diferentes das usuais, mas igualmente fortes: perseverança, tolerância e amor incondicional.

Foram muitos os personagens históricos que carregaram esse nome, entre elas, Santa Matilde, esposa de um rei alemão do século X, Henrich I. O nome foi levado para a Inglaterra pelos normandos, a cargo da esposa de William, o Conquistador. Foi popular na Inglaterra na forma vernácula Maud. Ambas as formas foram revividas no século XIX.

O nome aparece na popular canção folclórica australiana “Waltzing Mathilda”, escrita em 1895. Essa canção é praticamente o hino nacional não oficial da Austrália, mas por lá o nome não é amplamente utilizado.

Variantes: Mafalda (Português).

Outros idiomas: 
Mahthildis, Mathilda (germânico antigo), Matylda (Checo), Mathilde (dinamarquês), Machteld, Mathilde, Mechteld, Maud, Til (holandês), Mathilda, Matilda, Mattie, Maud, Maude, Maudie, Tilda, Tillie, Tilly (Inglês), Matilda, Tilda (finlandês), Mahaut, Mathilde (francês), Mathilde, Mechthild, Mechtilde (alemão), Matild (húngaro), Til (limburguês), Mathilde (norueguês), Matylda (polonês), Matilda (Eslovaca), Mathilda, Matilda, Tilda (sueco), Mallt (Galês).

Segundo a ARPEN/SP não foram registradas nenhuma Matilde’s e nem Matilda’s em São Paulo no ano de 2014 – e é bastante seguro afirmar que não teve nenhum registro no Brasil inteiro, mas em Portugal foram registradas 2062 Matilde’s . Matilda não tem a mesma apreciação em Portugal que Matilde, o que prova que uma letrinha faz toda a diferença – sendo que a terminação com a Letra A é considerada estrangeira demais.

Matilda foi uma princesa inglesa do século XII, filha de Henry I e mãe de Henry II, quando seu pai morreu ela foi nomeada sua herdeira e deveria ter sido rainha, mas seu primo Stephen tomou-lhe o trono. Ela travou uma guerra civil contra ele, mas não obteve sucesso. Várias histórias foram tecidas em torno desse personagem, como por exemplo, de como ela escapou de seu primo, o Rei Stephen, vestida totalmente de branco para não ser notada na neve.

Além dela, existiram muitas outras Matilda na nobreza medieval, então, era um nome muito bom para ter caso você fosse uma rainha ou princesa na Idade Média.

Acredito que Matilda seja um nome bonito de uma forma atemporal. É possível imaginar em um bebê, ao mesmo tempo em que seria atrativo em uma mulher sofisticada e independente. 

Podemos visualizar uma Matilda trabalhando como médica, diplomata, artista, aviadora, mãe... praticamente, qualquer coisa. E ainda, o nome envelhece bem com a pessoa.

Esse nome é definitivamente uma opção acertada e vencedora.




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário