sábado, 18 de julho de 2015

Guilhermina


Guilhermina é a forma portuguesa de Wilhelmina, que por sua vez é a forma alemã e polonesa feminina de Wilhelm (que em português transforma-se em Guilherme e em inglês se transforma em William).

O nome Wilhelm origina-se no nome germânico Willahelm, composto pelos elementos germânicos wil (vontadedesejo) e helm (capaceteproteção).

Variante: Wilhelmine (Alemão).

Diminutivos: 
Elma, Helma, Mien, Mina, Wil, Willy, Wilma (holandês), Elma, Helma, Helmine, Minna, Wilma, Vilma (alemão), Mina, Minnie, Wilma, Velma (inglês)

Formas masculinas
Wilhelmus, Willem (holandês), Wilhelm, Willi, Willy, Wim (alemão), Wilhelm (polonês), William (inglês)

Outros idiomas
Vilma (croata), Vilma (Checo), Helmi, Miina, Mimmi, Minna, Vilhelmiina, Vilma (finlandês), Vilma (húngaro), Mien, Mina (Limburguês), Vilhelmina (lituano), Vilma (eslovaco), Vilma (espanhol), Vilhelmina, Helmi, Mimmi, Vilma (sueco).

Pode ser considerado por muitos desatualizado demais, mas eu o considero monárquico, com aquele ar medieval e aristocrático. Sem dúvida isso o torna especial pelo refinamento e elegância. É um nome para ser sustentado por uma pessoa extremamente polida e refinada: em suma, acho que seria realmente adorável em uma menina nascida nesses tempos, e não soa em nada como “nome de velho”.

Talvez essa imagem de fineza e elegância seja reforçada pela postura da atriz brasileira Guilhermina Guinle. Tanto a conduta da atriz quanto a maioria dos seus personagens denotam requinte e sofisticação, qualidades que tornam o nome ainda mais atraente para mim. Segundo matérias sobre ela, a atriz vem de uma das mais tradicionais famílias do Rio de Janeiro, neta de Octávio Guinle, fundador do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Guilhermina sempre esteve rodeada por grandes lições de elegância e estilo.

Eu realmente amo esse nome, mas eu não tenho certeza que meu amor seria compartilhado pelas outras pessoas, já que os nomes da moda e as tendências são voltadas para nomes curtinhos e modernos. Já para mim, o nome ganha enormes conotações positivas por ser longo, Guilhermina tem 11 letras de pura potência.


By






.

4 comentários:

  1. Guilhermina é um nome maravilhoso, imponente... Um clássico Compridinho que deveria voltar a ser mais usado e que realmente é pura potência!

    ResponderExcluir
  2. Emuitomaravilhososaberquiguilherminasignificaprotetora🥰🤗🥰🤩

    ResponderExcluir
  3. É lindo! Minha Guilhermina nasce em Janeiro... E é exatamente isso. Nome forte, elegante, único!

    ResponderExcluir