sábado, 18 de julho de 2015

Zoé


O nome Zoé tem um potencial inexplorado em países de língua portuguesa. Talvez no Brasil, a semelhança com o verbo "zoar", uma das possíveis gírias para bulliyng, causa a maior parte da estranheza com relação ao nome e seu raro uso nos dias atuais. A menina seria "zoada" a vida toda por se chamar Zoé, com o perdão do trocadilho.

Outro problema é associação com a palavra "zoo", de zoológico, que pode denotar uma impressão selvagem ao nome, a uma pessoa que não o conheça e ouça pela primeira vez.

Já em Portugal, apenas na lista de 2015 o nome passou a ser considerado feminino, antes podia apenas ser adotado em meninos e como segundo nome em meninas. Essa dubiedade também faz com que o nome perca pontos, imagino eu, entre os lusitanos. 

Para mim, que sou pouco adepta de gírias e acho que não devemos excluir nomes bons por conta de possíveis chances de bullying, comparo-o a Cloé, que tem a mesma terminação forte e marcada pelo acento, e não causa maiores estranhamentos por parte das pessoas. Zoé adquire potencial por ser um nome curtinho que denota força e equilíbrio, uma qualidade rara nos nomes de apenas três letras.

Por exemplo, não podemos comparar a força e imponência de Zoé com Lis, outro curto de três letras que é doce e meloso, o qual eu considero fraco e opaco em termos de nome próprio. Zoé vem com uma carga de luz própria que nem mesmo precisa ser complementada com um composto. 

Além disso, por ser extremamente curto, não gera apelidos imediatos, a não ser que a família resolva usar um diminutivo em sinal de carinho, afeto, intimidade. 

Outro ponto a favor é o significado: Zoé significa "vida" em grego. Desde os primeiros tempos foi adotado por judeus helenizados como tradução de Eva, a primeira mulher, esposa de Adão

O nome foi carregado por duas santas mártires, uma martirizada sob o jugo do imperador Adriano e outra pelo imperador Diocleciano.  O nome era comum no Império Bizantino, sendo suportado por uma imperatriz governante do século XI, e se observarmos a cronologia de imperatrizes dessa época, encontraremos várias outras com o mesmo nome. 

Segundo o site Behind The Name, Zoé tem sido comum entre cristãos orientais e pouco disseminado no Oriente. 

Para quem entende a terminação -é mais pesada e pouco feminina (por conta da associação com Noé), pode optar por uma dessas variantes (algumas bem difíceis de escrever e pronunciar na língua portuguesa): 

Variantes: Zoe, Zoey, Zoie, Zowie (inglês)

Outros idiomas: Zoë (holandês), Zoe (francês), Zoja (macedônio), Zoja (polonês), Zoya (russo), Zoya (ucraniano).

Em suma, um nome iniciado com Z sempre vai ser extremamente original, afinal, quantas pessoas você conhece que tem o nome com essa inicial? Por algum motivo, o Z é um pouco desprezado na antroponímia, posição essa que pode e deve ser desmistificada. Por quê um nome com Z não pode ser interessante e viável?

Só consigo encontrar um adjetivo que realmente expressa tudo que penso sobre o nome Zoé: impressionante.


By




.

4 comentários:

  1. Amor por Zoé!!! 😍 😍 😍

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do nome Zoe. Mesmo sendo um nome curto, é daqueles nomes que ainda podemos apelidar, pois dá pra chamar a menina de Zô. :)

    ResponderExcluir
  3. Apenas hũa correcção: imperatriz é a esposa do imperador; não existe "imperatriz governante", dizendo-se antes "imperadora".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise por Zoe Carbonopsina, que governou sim como regente do futuro imperador Constantino VII Porfirogênito. Não sei se é essa que a autora refere no post, sabendo que são várias chamadas Zoé, mas existiram sim e em bom número, muito embora relegadas à condição de regente até que seus filhos adquirissem maioridade. Em vários momentos da história existiram rainhas ou imperatrizes regentes, que governaram. Desconheço a palavra "imperadora", no Brasil usamos imperatriz, lamento.

      Excluir