segunda-feira, 27 de julho de 2015

Irina

.


Irina é um nome pouco conhecido e apreciado no Brasil, mas se tornou mais famoso em Portugal por conta da namorada do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, Irina Shayk. 

Apesar de preferir a variante Irene, considero Irina um nome elegante e exótico. Se torna atraente justamente por ser raro e precioso. Fico pensando que tem algo de delicado e seria muito adequado a uma fada ou uma elfo. 

Colabora para essa sensação o fato do nome Irina significar "Paz", do grego Ειρηνη (Eirene). Este era o nome da deusa grega que personificava a paz, ela era uma das Horas, um grupo de deusas que presidiam as estações do ano (sua equivalente na mitologia romana era "Pax").

O nome era comum no Império Bizantino, nomeadamente a cargo de uma imperatriz do século VIII, que foi a primeira mulher a liderar o Império: ela servia originalmente como regente de seu filho, mas depois o matou e governou sozinha (bem, ela não era um exemplo muito clássico do que eu acabei de falar sobre a paz e a sensação élfica). 

Uma personalidade interessante é a pianista búlgara Irina Ratcheva, naturalizada brasileira. 

A julgar pelas personalidades existentes, é um nome bastante utilizado na Rússia e países próximos, como por exemplo, a patinadora Irina Slutskaya, a modelo romeno-canadense Irina Lazareanu e a contorcionista russa Irina Kazakova.

Irina é o nome de uma das vampiras na série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, ela é membro da família estendida dos Cullens, e um vampira "vegetariana", ou seja, só se alimenta de sangue de animais. Ela desempenha um grande papel no último livro e filme da série. 


Variantes: Arina (russo), Irene (finlandês), irine (Geórgia)

Diminutivos: Ira, Irinushka, Arisha (russo), Irja, Arja, Erja (finlandês)

Outros idiomas: Eirene, Irene (em grego antigo), Irena, Ena (croata), Irena, Irenka (Checo), Irene (dinamarquês), Irena (holandês), Irene (Inglês), Irene (francês), Iria (Galego), Irene (alemão), Eirene, Irene (mitologia grega), Irén (húngaro), Eireen (irlandês), Irene (italiano), Irena (lituano), Irene (norueguês), Irena, Irenka (polonês), Irene, Iria (Português ), Irena (sérvio), Irena (esloveno), Irene (espanhol), Irene (sueco), Iryna (ucraniano)

É um nome interessante que é sub-valorizado em territórios de língua portuguesa. Eu o tenho como um nome brilhante, que seria uma escolha super acertada nos dias de hoje. 



By




.

9 comentários: