segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ginevra

.
Forma italiana de Guinevere, que origina-se no gaélico e quer dizer "Senhora Branca" ou "Justa". Este também é o nome italiano para a cidade de Genebra (Genève), na Suíça. 

Também é por vezes associada com a palavra italiana "Ginepro" que significa "junípero".

Apesar de preferir a forma Guinevere, acho Ginevra um nome cheio de magia, romance e mistério. É um nome requintado e com recentes associações literárias: assim é chamada a Gina (Ginny) Weasley, na série Harry Potter.

Em alguns sites de fãs de Harry Potter, conta-se que há um mito sobre uma garota chamada Ginevra que se escondeu no oco de uma árvore (ou em uma mala, dependendo o site), e ficou presa lá dentro. Foi só muito mais tarde que encontraram o seu esqueleto.

No Lexicon, foi levantada a hipótese de que este pode ter o motivo pelo qual Gina foi nomeada como a moça da lenda (afinal, seu corpo deveria estar na Câmara Secreta para sempre). Rowling nega isso; ela diz que só queria que Gina tivesse um nome muito interessante e diferente.

Considerando que há uma tendência no Brasil a considerar nomes italianos elegantes e sofisticados, trata-se de uma alternativa interessante para os adeptos dessa moda.

Para estes talvez seja interessante saber que Ginevra é o 11º colocado no Ranking de nomes mais usados na Itália em 2014, e está dentro do Top 100 há um bocado de anos.

Para mim é um nome fantástico: delicado, mas forte; exótico, mas não muito estranho. Embora seja um som ritmado, não soa masculino.  Infelizmente, Gina é um apelido chato e pouco atraente, mas Ginevra é um nome divino.

O nome foi imortalizado por Ginevra de Benci, uma nobre florentina pintada por Leonardo da Vinci em um retrato que está agora na National Gallery of Art, em Washington.

Ginevra é um personagem de um dos trabalhos clássicos de Giovanni Boccacio, da literatura medieval, “O Decamerão”. Ela e sua irmã gêmea idêntica têm 15 anos de idade e são filhas de um cavaleiro pobre. O vitorioso Rei Charles se apaixona por elas e arma uma estratégia para casar-se com ambas.

Sem dúvida, trata-se de um nome extravagante com origens e histórias excêntricas.





By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário