domingo, 26 de julho de 2015

Isaura



Nome em latim antigo, que significa "de Isauria", sendo Isauria uma região da Ásia Menor. Sua forma masculina é Isaurus, e possui a variante francesa Isaure.

Izora é provável uma variante Inglês de Isaura. Um portador famoso era Izora Armstead (1942-2004), que era do grupo pop americano dos anos 80, The Weather Girls, mais conhecido por seu sucesso "It’s Raining Men ". A forma francesa deste nome, Isaure, tem sido popular entre as classes mais altas da França durante as últimas décadas. Há também uma forma masculina mais incomum ainda: Isauro.

Isaura é  nome da heroína da novela brasileira A Escrava Isaura, que é baseada no livro de mesmo nome do autor Bernardo Guimarães (1875). Foi exibida pela Rede Globo em 1976, e vendida e exibida em vários outros países, sendo um sucesso internacional, e mais tarde, a Rede Record realizou um remake. Na primeira versão da Rede Globo, Isaura foi interpretada por Lucélia Santos, e na segunda, Bianca Rinaldi.

Por algum motivo que talvez seja horror aos tempos de escravidão ou resistência a ter um nome associado a uma novela, as pessoas costumam achar que Isaura não é um nome utilizável por ter sido tão marcante o sucesso da Escrava Isaura no mundo todo. Talvez os pais não queiram que o nome da filha seja associada a uma escrava, como se isso fosse uma coisa ruim. 

Pelo contrário, acredito que é um nome repleto de referências literárias, de conotações históricas, e além disso, Isaura era a heroína, a mocinha, o personagem principal da novela com muitas qualidades. Quanto à novela, foi uma super produção digna e aplaudida por críticos d mundo todo. 

Isaura também é o nome de uma cidade em "Cidades Invisíveis" de Italo Calvino. Diz-se ser a cidade dos mil poços.

Pessoalmente, acho que Isaura é um nome extremamente bonito e usável que definitivamente merece mais atenção.






By






.






Nenhum comentário:

Postar um comentário