terça-feira, 21 de julho de 2015

Sol

.
Sol é um nome classificado na categoria hippie, ligado à elementos da natureza, amoroso para quem tem ligações com teorias naturais, comunidades de contemplação à natureza, enfim, pessoas alternativas. Dispensa comentários sobre o significado e a origem visto que é um nome literal.

Ainda que seja “lugar comum”, podemos dizer que o Sol é a estrela central do sistema solar, e sua denominação é proveniente do latim (sol, solis). Sendo assim, um nome perfeito para quem busca ligação com o universo e com tudo que o envolve.

Sol Invicto também conhecido como “Deus Sol Invicto” era um título religioso que foi aplicado a três divindades distintas durante o Império Romano tardio. Ao contrário de outros, como o culto agrário de Sol Indiges (Sol da Terra), o título Deus Sol Invicto foi formado por analogia ao título imperial pius felix invictus (pio, feliz, invicto).

Além disso, para quem gosta de relações com a mitologia, Sól ou Sigel (inglês arcaico) era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur, irmã do deus da Lua, Máni. Sol é morta por Skoll no Ragnarök, havendo fontes que dizem que teve uma filha, que continua seu percurso nos céus.


Segundo informações não oficiais, Sol é um nome usado na Noruega, possivelmente pela ligação com a mitologia, ao lado de Solen ou Sola. Facilita um pouco o fato da deusa ser uma entidade feminina, o contrário de “O sol” em português que é uma entidade masculina. Por exemplo, Sol Kelly Jones é uma moça norueguesa que tem falado publicamente a favor do casamento entre homossexuais desde que tinha dez anos.



Para quem não tem coragem de usar Sol como um nome próprio auto suficiente, pode usar Marisol como alternativa e utilizar o apelido/alcunha “Sol”. 

Ainda podemos associar o nome à música: Sol é o nome da quinta nota da escala diatônica de dó maior. Então, a ligação com a maior estrela da nossa galáxia, com a mitologia romana e nórdica, ainda pode associar-se a música, se tornando perfeito então para pessoas com ligação com essa arte.

O nome é usado muitas vezes como apelido/alcunha para Solange, e apesar do uso por pessoas hippies, o nome ficou realmente conhecido como viável e legitimado após a personagem Sol, interpretada pela Débora Secco, na novela América. A novela foi exibida pela Rede Globo no ano de 2005, e a trama girava em torno dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Dito isso, é importante lembrar que Sol é usado no inglês, para homens, como diminutivo de Salomon.

Por algum motivo, talvez por me fazer pensar em uma garota bronzeada que vive em uma praia surfando e catando conchinhas, associo bastante o nome Sol ao Havaí, embora não haja nenhuma ligação etimológica ou cultural entre ambos. 


Sol é o nome de 527 pessoas em todo o Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo mais fácil encontrar esse nome no Distrito Federal, sendo que mais de 260 nasceram ao longo dos anos 2000. Desse total, 147 são homens



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário