quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Aaliyah

Aaliyah Dana Haughton, cantora, morta em 2001
Aaliyah é um nome feminino de origem árabe, usado modernamente na língua inglesa. É a versão feminina de Aali, que significa “elevado, sublime”, em árabe, por extensão, “o mais alto, o mais exaltado, o melhor”. Pode ser encontrado nas variações Alea, Aleah, Aliah (inglês).

Esse nome foi popularizado no mundo de fala inglesa pela cantora Aaliyah Haughton (1979-2001).

A variante Alea e talvez Aliah são as que mais funcionam no Brasil. A original é para nós, uma desnecessária sopa de letrinhas. Nas variantes mais simples, considero Aliah um nome bonito, nada comum e bastante agradável. Em Portugal, o nome mais próximo deste que consta na lista como aprovado é Ália, com acento agudo no A, mas aparentemente não se trata de uma variante.

É um nome elegante, feminino e bonito, mesmo sendo estrangeiro não causa maiores problemas no Brasil (a não ser na grafia original com dois A’s). Qualquer menina estaria orgulhosa em chamar-se Aliah. Parece jovem e ao mesmo tempo clássico.

Também é um termo usado por judeus na diáspora para se referir a alguém que se mudou para Israel, “para fazer a Aaliyah”. Também dá uma impressão de se um nome saído da realeza do Oriente Médio, pois foi bastante usado nas comunidades muçulmanas de todo o mundo.

Entretanto, há aspectos negativos no nome: ele é propenso a erros ortográficos; as várias grafias dão pistas de nome inventado, embora isso não seja verdade.


Enfim, são perspectivas a serem consideradas. 




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário