quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vladimir

Vladimir Brichta.

Vladimir é um nome derivado do elemento vladeti (regra) com meru (grande, famoso). O segundo elemento também tem sido associado com “miru’, “paz, mundo”.

Este foi o nome do Grande Príncipe de Kiev, no século XI, que é venerado como santo por causa dos seus esforços em cristianizar a Rússia. Ele também foi suportado pelo fundador do ex-estado soviético Vladimir Ilyich Lenin (1870- 1924).

Vladimir Nakobov, outro homônimo, foi um autor russo que entre outras coisas, escreveu “Lolita”. Outro portador famoso é Vladimir Ashkenazy, um maestro russo e pianista; Vladimir Voronin é o atual presidente da Moldávia; Vladimir Putin é, a partir deste momento, o presidente da Rússia. Seu mandato expira em 07 de maio de 2008.

Variantes: Vladilen, Vladlen (russo)

Diminutivos: Volodia, Vova (russo), Vladan, Vlado, Vlatko (sérvio), Vlado, Vlatko (croata), Vlado (esloveno), Vlado (búlgaro), Vlado, Vlatko (macedônio)
Formas femininas: Vladimira, Vlatka (croata), Vladimira (esloveno)

Outros idiomas: Waldomar (germânico antigo), Valdimárr (escandinavo antigo), Uladzimir (bielorrusso), Vladimir Vladan (Checo), Valdemar, Waldemar (dinamarquês), Valdemar, Valto (finlandês), Vladimer, Lado (Geórgia), Waldemar ( alemão), Voldemārs, Valdis (letão), Valdemaras, Vladimiras, Voldemaras, Valdas (lituano), Valdemar, Waldemar (norueguês), Waldemar, Włodzimierz, Waldek, Walduś, wlodek (polonês), Vladimír, Vladan, Vlado (eslovaco), Valdemar, Waldemar (sueco), Volodymyr, Wolodymyr (ucraniano).

Confesso que inicialmente, eu não gostava do nome. A terminação em “mir” lembrava-me os nomes datados e utilizados em demasia na década de 70, como Valmir, Valdecir, que são nomes que realmente não tem como retornarem. No entanto, era a mesma resistência que eu tinha quanto a Andrei, por conta de Gilnei, Volnei, e todos os “Nei” que existem no Brasil também oriundos da década de 70. São aqueles casos em que a terminação é parecida, mas o início do nome faz toda a diferença.

Hoje, considero-o charmoso e elegante. Faz lembrar um homem forte, corajoso e leal, mas ao mesmo tempo um pouco malandro e praticante daquele “jeitinho brasileiro”. Além disso, é bastante incomum no Brasil, por isso se torna ainda mais interessante. É um nome extremamente masculino e atraente.

É incrível como eu {e muita gente também} penso imediatamente em um vampiro quando falo o nome Vladimir, mesmo antes de ter lido a série Crepúsculo de Stephenie Meyer, onde um dos vampiros romenos chama-se Vladimir e mesmo antes de saber que o Conde Drácula, no original, Vlad, o Empalador se chamava assim.


Em suma, é um nome másculo e poderoso. E no Brasil, para finalizar, temos a referência (nada insignificante) do ator Vladimir Brichta (foto). 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário