terça-feira, 18 de agosto de 2015

Aurélia

Aurélia Pourier, atriz francesa. 
Aurélia é a forma feminina húngara de Aurelius. O diminutivo, na Hungria, é Aranka e a forma masculina é Aurel. Em outros idiomas, temos: Aurelia (romano antigo), Oralee, Oralie (Inglês), Aurélie (francês), Aurelia (italiano), Aurelija (lituano), Aurelia (polonês), Aurelia (romeno), Aurelia (Espanhol).

Derivando do latim “aurus”, que significa “dourado”, Aurélia é um nome pouco usado no Brasil.

Aurélia é um livro de Gérard de Nerval, escrita no ápice da esquizofrenia que afetou seus últimos anos de vida.

Aurélia é um dicionário de expressões gays de autoria do jornalista Vitor Angelo e do pesquisador Fred Libi, contando com 143 páginas 1 de vocábulos freqüentemente utilizados por homossexuais do mundo lusófono, com especial destaque para o Brasil. Lançado em 2006 pela Editora do Bispo , o dicionário contém mais de 1300 verbetes.

Aurelia é o nome de uma comuna na Argentina (na província de Santa Fé), e também uma cidade em Iowa (Cherokee, EUA).

A referência que mais gosto é Aurélia Camargo, personagem protagonista do romance Senhora, do escritor brasileiro José de Alencar. Inicialmente desprezada pelo homem que amava, que preferiu casar-se com uma moça rica em troca do dote, Aurélia ascende socialmente e depois “compra” o marido. 



by



.

Um comentário:

  1. Não gosto muito nem de AuréliA e nem de AuréliO, mas considerno a vertente masculina mais usável (mas prefiro Áureo)...Toda vez que ouço Aurélia eu lembro de "orelha", não sei mto bem o porquê (igual quando ouço Ouriana ou Oriana acabo por lembrar de urina)...talvez por causa do canal "auricular" e também já ouvi muitas pessoas principalmente os mais velhos e da roça falar ''orelia" e a proximidade de sons entre "u" e "o", que por vezes não saem bem marcados ao falar. Enfim, acho muitos nomes terminados em lia fantásticos, mas infelizmente tenho alguns entraves ao uso Aurélia e Ofélia, mas vejo qualidades também (são nomes pomposos, rementem ao antigo, requinte do passado...mas talvez, no presente, soe como requentado, ultrapassado, pesado e cheio de associações não tão agradáveis assim). Com toda certeza uma Aurélia não passa desapercebida. Lembra uma fada com asas douradas...tal como Cordélia (admito que gosto, mas a proximidade com CorNélia desanima e nomes com "co" são problemáticos na hora de tentar formar um apelido) e até Ofélia (esta última foi citada na série Suits, na qual a personagem Donna interpretou). Se eu conhecer alguma Aurélia vou pensar em uma fada, mas não colocaria de forma alguma em uma filha...talvez Áurea, Aura ou Aurora soem mais atuais hoje em dia (e com menos associações negativas), mas sem dúvidas uma Aurélia fará se notar. Lembrando que é importante os pais ajudarem a criança a construir uma personalidade forte e bem desenvolvida.

    ResponderExcluir